O poder de estimular os sentidos do vinho

Foto divulgação | Oxford

Por: Elissandro Sutil

02/10/2020 - 15:10 - Atualizada em: 02/10/2020 - 15:37

O ato de abrir uma garrafa e servir um bom vinho é algo a ser aproveitado com intensidade. Especialmente agora, que estamos vivendo momentos mais íntimos em casa, com a família, a degustação se torna ainda mais agradável e prazerosa.

Em seu ritual de apreciar um vinho, permita-se aproveitar o que cada uva tem de melhor. Para isso, a escolha da taça ideal é determinante. Cada modelo foi desenvolvido para que possa realçar cores, aromas e sabores do vinho. “Saborear a bebida na taça certa ajuda a estimular os sentidos”, defende Antonio Marcos Schroth, diretor da Oxford.

No mundo do vinho é possível encontrar uma infinidade de taças, cada qual para um tipo de uva ou de uma região vinícola especifica. Mas não é necessário ter em sua cristaleira dezenas de modelos para acertar o serviço. Com quatro ou cinco tipos já é possível servir sua bebida preferida com eficiência e estilo.

Escolha inicialmente duas taças para vinhos tintos, Bordeaux e Borgonha, uma para vinho branco e uma para espumantes. Se preferir, pode ainda acrescentar uma taça específica para vinho doce ou fortificado, que também serve licor.

Ao pesquisar e escolher as taças, é essencial prestar atenção no material usado na sua fabricação. As peças feitas em cristal garantem qualidade superior, trazendo a transparência, leveza e sonoridade que uma verdadeira taça deve oferecer. Além da espessura ser mais fina, a porosidade do cristal força as moléculas a se quebrarem durante o giro da bebida na taça, proporcionando uma grande concentração de aromas e sabores.

Taças de alta resistência

A Oxford Alumina Crystal traz alta tecnologia para o mundo dos cristais. O processo inovador de produção confere aos produtos características únicas de alta performance para uso no dia a dia. As taças e copos possuem maior resistência a pequenas quedas, pois recebem a adição de alumina em sua composição. Além disso, as bordas são tratadas com laser, o que garante um aumento de resistência de mais de 50% se comparada aos produtos convencionais.

As peças da Oxford Alumina Crystal são produzidas através de monolito, não apresentando emendas nos acabamentos finais e suportando uma grande variação de temperatura sem sofrer nenhum tipo de dano. Por isso, também podem ser levadas à máquina de lavar louças. A transparência é outro atributo importante, pois deixam à mostra as cores das bebidas, tornando a degustação ainda mais prazerosa. Já a resistência das peças faz com que o polimento seja mais prático e fácil, sem causar riscos na parede do
cristal.

Mesmo com todos esses atributos de conforto e praticidade, as peças não deixam de lado o design e a elegância do cristal, essencial para estimular os sentidos. As características da coleção possibilitam seu uso intenso no dia a dia no segmento Dinning Out (restaurantes, bares e hotéis) e oferecem mais praticidade, design e segurança para todos os ambientes, tanto profissionais quanto domésticos.

Foto divulgação | Oxford

Taças para vinho tinto

A taça de corpo grande dá espaço para o vinho respirar, liberando todos seus intensos aromas e sabores. Exatamente por isso é que a regra ensina que ela deva ser preenchida somente até um terço de sua capacidade. Os modelos Bordeaux e Borgonha são os modelos de taças mais utilizados para servir vinho tinto.

Taça Boudeaux – Seu bojo grande e borda mais fechada, que evita a dispersão de aromas, torna a taça perfeita para servir vinhos mais encorpados com mais estrutura e ricos em taninos. São eficientes para servir Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Tannat.

Foto divulgação | Oxford

Taça Borgonha – O formato balão assegura um maior contato com o ar, liberando mais rapidamente o buquê. A taça é ideal para os vinhos mais leves e com maior complexidade aromática, como os exemplares da Borgonha, caracterizados por serem complexos e concentrados, principalmente Pinot Noir. Também servem bem Rioja, Amarone e Nebbiolo.

Taça para vinho branco ou rosé

O vinho branco ou rosé é geralmente consumido em temperaturas mais baixas e, para ser bem aproveitado, devem ter realçadas as notas de frutas. Por isso, a taça ideal tem corpo menor. Ela garante menos trocas de calor com o ambiente e, devido sua aba estreita, permite o equilíbrio entre doçura e acidez.

Foto divulgação | Oxford

Taça para espumante

Para apreciar as borbulhas, ou perlage, de espumantes ou champagnes, a taça possui formato de flûte, ou flauta. Além de direcionar a efervescência e os aromas para o nariz, ajuda a manter o equilíbrio entre a acidez e a profundidade da bebida. O bojo da taça, por sua vez, contribui para realçar os aromas e manter o perlage por mais tempo.

Foto divulgação | Oxford

Taça para vinho fortificado

Como o consumo de vinhos doces ou fortificados é em menor quantidade, a taça possui bojo pequeno. A parte superior é mais estreita para que a bebida seja direcionada para a ponta da língua, onde são percebidos os sabores doces. Esse modelo de taça também é ideal para servir licor.

Foto divulgação | Oxford

Imagem das taças: Oxford

Onde encontrar: www.oxfordporcelanas.com.br

Sobre o grupo Oxford

Com um amplo portfólio de produtos para a casa, o Grupo Oxford apresenta ao mercado peças que unem design e funcionalidade, através das marcas Oxford, Biona e, desde 2017, a Strauss – uma das marcas mais tradicionais e valorizadas do segmento de cristais de luxo com sua produção artesanal no Vale Europeu, em Santa Catarina.

Com mais de 65 anos de história e mais de 2 mil funcionários nas suas unidades industriais e administrativas de São Bento do Sul (SC), Campo Alegre (SC), Pomerode (SC) e São Mateus (ES), o Grupo Oxford atua no mercado a partir do conceito de sustentabilidade, que permeia todas as suas atividades, passando pelo compromisso com a qualidade e responsabilidade social. Suas peças são encontradas em lares de todo Brasil e em mais de 60 países.

Site: www.oxfordporcelanas.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fones (47) 3634-0609 / 98403-2153

E-mail ivan@impulsocom.com.br

Jornalista Ivan Roberto Liebl (MTB 3299)