Novembro Azul: campanha chama atenção à saúde masculina

Por: Elissandro Sutil

05/11/2020 - 07:11 - Atualizada em: 05/11/2020 - 14:13

Mais de 65 mil novos casos e cerca de 13 mil óbitos devem acontecer esse ano em decorrência do câncer de próstata, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Uma das doenças que mais mata homens no Brasil e no mundo, é também um dos principais alvos da campanha Novembro Azul.

O movimento internacional começou em 2003, na Austrália, e, desde então, busca a conscientização da sociedade para a importância da prevenção como forma de garantir mais saúde à população masculina.

O médico urologista, Dr. Lucas Galdino explica que a próstata é uma glândula que somente o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. A função dela é a produção do líquido seminal. “O câncer consiste em uma mutação das células normais da próstata causando uma nodulação local”, revela.

A campanha mundial de conscientização alerta os homens para a necessidade de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para detectar a doença o mais cedo possível.

O indicado é que a partir dos 45 anos o acompanhamento seja anual, uma vez que o tumor possui uma taxa de cura de mais de 90% quando identificado precocemente.

“O mais importante de tudo é procurar o urologista para fazer os exames preventivos e, se for o caso, tratar da forma correta e o quanto antes”, alerta o especialista.

O especialista, Dr. Raphael Lahr, ressalta que, além da realização de check-ups anuais, hábitos de vida saudáveis, como não fumar, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente, contribuem para o não desenvolvimento da doença. “Estudos mais recentes demonstraram que o fumo, a ingestão de alimentos gordurosos e uma vida sedentária estão entre os fatores responsáveis pelo aparecimento da patologia”, complementa.

É preciso estar atento aos principais sintomas que podem aparecer de forma isolada ou associados. Entre os mais comuns está a necessidade de urinar com mais frequência, especialmente à noite, dificuldade de segurar ou iniciar o jato, fluxo fraco ou interrompido, dor ou queimação ao urinar ou ejacular, dificuldades de ereção e aparecimento de sangue na urina e dores na lombar, quadril e parte superior da coxa.

Outros cânceres relacionados à saúde dos homens:

  • Câncer de rim, é um dos mais comuns do aparelho urinário, geralmente é assintomático. De acordo os urologistas, atualmente, com a possibilidade de solicitar exames como a ecografia de forma rotineira é possível descobrir cânceres cada vez menores. Isso protege o rim, pois na cirurgia é possível fazer a retirada apenas do tumor e não necessariamente do órgão todo, que é o que acontece em casos de tumores maiores;
  • Tumor de bexiga, tem como principal fator de risco o tabagismo. O sintoma mais comum é o sangramento na urina;
  • Para jovens, tumor de testículo. Apesar de ter um índice baixo comparado aos citados anteriormente, geralmente é muito negligenciado pelos homens;
  • Tumor de pênis, também tem é uma taxa bem menor, mas é muito grave, podendo ser necessário fazer a retirada do órgão.

Sociedade sem câncer

A SSC – Sociedade Sem Câncer de Jaraguá do Sul (SC) é uma Organização Não Governamental (ONG) que fornece aos portadores de neoplasia informações a respeito dos direitos regidos pela lei. Muito além do apoio, a entidade tem como objetivo dar ao paciente condições para que possa combater e enfrentar a doença para vencê-la.
A entidade fica na Avenida Getúlio Vargas, 167 no Centro de Jaraguá do Sul.
Contatos para doações: (47) 3273.6868 e (47) 99975-5294.

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Dr. Lucas Sfier Galdino tem experiência em endourologia, laparoscopia, transplante renal, ultrassonografia do aparelho genito-urinário e biopsia de próstata guinada por ecografia. O Dr. Raphael Lahr possui especialização em cirurgias endourológicas e laparoscópicas.

Eles atendem no Uro Centro em Jaraguá do Sul, espaço especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica funciona no Centro de Jaraguá do Sul. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fanpage Uro Centro Jaraguá.