Neurologista afirma que dormir bem é fundamental para a qualidade de vida

Por: Elissandro Sutil

13/11/2021 - 09:11 - Atualizada em: 16/11/2021 - 14:23

A vida acelerada, muitas tarefas para serem completadas e o uso demasiado da tecnologia, têm contribuído com o aumento de casos de pessoas com problemas para dormir.

Levantamento de organizações ligadas à saúde indica que um terço da população brasileira sofre com distúrbios do sono. Também, outras 11 milhões de pessoas no Brasil dependem de remédios para dormir. Que, segundo o neurologista, Dr. Vicente Caropreso, é quase uma epidemia.

Ele pontua que o sono é parte fundamental da vida, pois tem a função de restaurar o funcionamento de todos os processos biológicos. Entretanto, os principais distúrbios do sono são a insônia, os problemas respiratórios do sono e a sonolência excessiva durante o dia. “As pessoas que apresentam esses sintomas podem ter prejuízos a curto ou longo prazo nas atividades diárias, seja individual ou coletiva, física ou cognitiva”, explica o médico.

Cada distúrbio tem graduações, e por conta de uma preocupação, o paciente pode sofrer de insônia durante curto período – um mês, por exemplo. Já outras sofrem a vida inteira ou vários anos caracterizando, assim, um mal crônico.

“O excesso de trabalho, estudar e trabalhar, a ansiedade, os problemas financeiros e tantos outros motivos tornaram as 24 horas do dia curtas demais para as exigências atuais. Infelizmente, boa parte das pessoas se deixa levar pelo excesso de compromissos e exposição demasiada aos meios de comunicação. Os maus hábitos de vida também são grandes responsáveis, como má alimentação, sedentarismo, tabagismo, álcool e drogas”, frisa.

Outros distúrbios, esses relacionados a problemas respiratórios como ronco e apneia, implicam diretamente nos índices de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, acidentes de trânsito (pela sonolência excessiva) e obesidade. Segundo o especialista, cada faixa etária tem suas características. Crianças e adolescentes têm mais casos comportamentais, como sonambulismo, insônia, falar durante o sono, mas também podem sofrer de ronco e apneia. Entre adultos, prevalecem a insônia e distúrbios respiratórios como apneia e ronco.

Precaução

O médico destaca que regular o horário de dormir das crianças, bem como o uso de celulares e outros eletrônicos é essencial. Já para os adultos, é bom balancear a rotina com trabalho e lazer. Ele enaltece que “um terço da vida foi feito para dormir e restaurar as funções do organismo”.

Dicas do Dr. Vicente para dormir melhor

1. Ter horários fixos para dormir e acordar: algumas atividades podem disfarçar o cansaço e retardar a hora de ir dormir, como ficar no computador, assistir filmes e fazer exercícios. Por isso, é importante estabelecer horários fixos para dormir e acordar. O corpo vai acostumar e avisar a hora de dormir e de acordar, como se fosse um relógio;

2. Controlar as sonecas: uma soneca de alguns minutos após o almoço é benéfica, mas, caso se estenda, poderá desregular os horários;

3. Desligar os eletrônicos (TV, computador e celular): além de estimular a mente, a luz das telas inibe a produção do hormônio melatonina que regula o ciclo do sono;

4. Ir ao banheiro no escuro: se puder, de noite, vá ao banheiro sem acender a luz ou use uma lanterna. Luz forte pode fazer o cérebro pensar que está na hora de acordar;

5. Fazer exercícios que consumam muita energia: faça exercícios que consumam muita energia durante o dia. Quanto mais se gasta energia do corpo, de dia, mais fácil é para dormir e melhor será o descanso à noite.

Sobre o especialista

O Dr. Vicente Caropreso (CRM-SC 3463 e RQE 618) atende no centro de Jaraguá do Sul. É médico neurologista desde 1983, voluntário da Apae de Jaraguá do Sul. É referência estadual dos Agravos Epidemiológicos Botulismo e Doença de Creutzfeld-Jacob (DCJ) e é médico honorário do Hospital e Maternidade São José.