O Núcleo de Automecânicas da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), que reúne sete automecânicas da cidade, dá início a uma coluna semanal no OCP News.

A cada edição serão abordados assuntos relacionados a especialidade de cada nucleado, explorando o mundo automotivo.

Eles irão detalhar sobre reparo e manutenção preventiva e corretiva para que o leitor entenda melhor o seu carro. Substituições de peças, ajustes, consertos em diversas áreas como suspensão e freios, circuito elétrico, sonorização, alarmes, injeção eletrônica, GNV etc. Confira todas as edições!

Conheça o Núcleo das Automecânicas

O Núcleo foi fundado em 20 de abril de 1995 e tem como objetivo promover o desenvolvimento das empresas associadas e, dessa forma, refletir na qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Além disso, investe constantemente na capacitação dos colaboradores, tornando-os preparados para as mudanças tecnológicas do mercado. Promove ações sociais como o IVG (Inspeção Gratuita Veicular), fomentando a manutenção preventiva. É através do descarte de resíduos de forma responsável que as empresas nucleadas evidenciam o cuidado com o meio ambiente.

O Núcleo participa de visitas técnicas às empresas referências e feiras a fim buscar o que tem de melhor para o setor. Por meio do associativismo as empresas nucleadas trocam experiências, se tornam parceiras e auxiliam umas as outras na gestão do seu negócio estimulando a valorização do setor.

Por ser filiado ao Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA) e a Associação dos Reparadores Veiculares de Santa Catarina (ARVESC), as automecânicas contam com vantagens como: assistência técnica automotiva, ENFAUTO, fortalecimento do setor, programa de capacitação técnica, maior visibilidade no estado, novas oportunidades de negócios, diferenciais competitivos, auxílio na gestão da empresa, clientes mais satisfeitos e parceria entre oficinas associadas.

Diferencial

Um diferencial é que as empresas do Núcleo contam com a certificação do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), norma similar a certificação ISO que evidencia a confiabilidade da empresa, já que, mesmo não obrigatória, a certificação é instrumento de segurança do consumidor, porque atesta a qualidade dos serviços, além de ser acreditado pelo Immetro.

Alguns requisitos são imprescindíveis no processo de certificação como: treinamento e capacitação de pessoal, investimento em ferramentas e equipamentos, avaliação das instalações, materiais, produtos, cuidado com o meio ambiente e atendimento.

Descarte adequado de material, devolução correta de resíduos, estão entre os cuidados que as automecânicas no Núcleo têm com o meio ambiente. Os processos são definidos conforme normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Também são feitas avaliações periódicas de auditoria para manutenção da qualidade do trabalho prestado. Colaboradores são devidamente treinados dentro dos padrões das montadoras para oferecer mão de obra confiável. Tudo isso gera mais credibilidade a cada uma delas!

Empresas nucleadas

  • ABF Bosch Service;
  • Auto Elétrica São Luiz;
  • Auto Mecânica Melchioretto LTDA;
  • Auto Mecânica Nicoluzzi LTDA;
  • Mecânica Baumann;
  • Mecânica Dois Antônio;
  • Mundial Auto Mecânica.