Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Moser Interiores aposta na personalização para criar espaços com alma e propósito

Cozinha com ilha central e integração total: espaço pensado para receber. Foto: Divulgação/Moser Interiores

Por: Maria Luiza Venturelli

08/04/2025 - 07:04 - Atualizada em: 09/04/2025 - 13:56

Em tempos de crescente padronização no setor da construção civil, a arquitetura personalizada tem ganhado protagonismo ao propor projetos que refletem a identidade, os hábitos e a rotina das pessoas.

A abordagem, defendida pela arquiteta e urbanista Rúbia Moser, fundadora da Moser Interiores e Arquitetura, propõe uma ruptura com o modelo genérico e aposta na personalização como caminho para criar espaços mais humanos, funcionais e emocionalmente conectados.

“Quando começo um novo projeto, não me interessa apenas saber o tamanho da casa ou o estilo desejado. Quero conhecer quem está por trás: como vive, o que gosta de fazer, quais são seus horários, como se movimenta pelo dia. Tudo isso vira insumo criativo”, explica Rúbia.

Foto: Divulgação/Moser Interiores

A funcionalidade, segundo a arquiteta, é construída com base em informações coletadas ao longo de um processo de escuta ativa, que permite criar soluções sob medida. Iluminação, circulação, escolha de materiais e disposição dos ambientes são pensados com base no estilo de vida do usuário.

“Um layout bem desenhado pode transformar o dia a dia. Uma iluminação bem posicionada pode trazer mais aconchego. Um material escolhido com carinho pode despertar memórias afetivas”, afirma.

A personalização também se revela na capacidade de transformar ambientes comuns em espaços de convivência e acolhimento.

Cozinhas planejadas para reunir amigos e familiares, espaços de home office projetados para favorecer concentração e bem-estar, ou até mesmo áreas silenciosas para momentos de introspecção são exemplos recorrentes nos projetos.

“Ao entender as prioridades de cada cliente, conseguimos criar soluções únicas. Esse cuidado é o que dá alma à arquitetura”, resume a arquiteta.

Foto: Divulgação/Moser Interiores

Tecnologia é uma grande aliada

A utilização de ferramentas digitais contribui para ampliar o grau de personalização nos projetos. Recursos como moodboards colaborativos, simulações em 3D e realidade aumentada são frequentemente utilizados pelo escritório para aproximar o cliente do processo criativo e reduzir incertezas.

“Com as ferramentas atuais, conseguimos oferecer ainda mais precisão e envolvimento. Isso aproxima ainda mais a arquitetura das pessoas”, destaca Rúbia.

Por que personalizar?

Foto: Divulgação/Moser Interiores

Além de valorizar o imóvel, a personalização proporciona um novo olhar sobre o ato de morar ou trabalhar. Para Rúbia Moser, a arquitetura bem-sucedida é aquela que respeita a individualidade de quem ocupa o espaço.

“A personalização dos espaços vai além do design. Ela humaniza a arquitetura. Valoriza o investimento, sim — mas, principalmente, valoriza a experiência de viver. E viver bem é ter ao redor o que nos representa.”

A arquiteta reforça que o sucesso de um projeto não está necessariamente nos aspectos visuais ou orçamentários, mas na identificação do cliente com o resultado final.

“Um projeto de arquitetura bem-sucedido não é o mais ousado ou o mais caro. É aquele que faz o cliente dizer: ‘Esse espaço tem a minha cara.’”

Onde encontrar:

A Moser Interiores e Arquitetura fica na Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, 1318, Sala 05, Vila Lenzi, em Jaraguá do Sul. Entre em contato através do telefone e WhatsApp (47) 9 9919-5470. Acompanhe as tendências através do Instagram @moser.int.arq

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento.