A história da Moldemaq começa em 1976, com o casal Marino e Maria Tecilla (in memorian), decididos a criar uma pequena fábrica de modelos de madeira para fundição. No início a empresa operava em uma área de apenas 80m², em Jaraguá do Sul.

Depois de 6 anos do início, a empresa vinha conquistando um espaço cada vez mais sólido no mercado e para melhor desenvolver as atividades ampliou a estrutura fabril, passando a produzir peças de reposição de micro tratores: eixos, engrenagens, manivelas, parafusos, polias entre outros produtos. Anos depois iniciou a fabricação de implementos e máquina agrícola.

2021

Atualmente, é administrada pelos 3 filhos dos fundadores: Nilson Tecilla, Rogério Tecilla e Jair Tecilla. Com empreendedorismo no DNA, os irmãos assumiram a empresa trazendo novas ideias e um gerenciamento tecnológico. A empresa está situada no mesmo local onde foi fundada originalmente, porem com uma estrutura atual de 5800m².

"Graças um legado que nosso falecido pai Sr. Marino Tecilla nos deixou, conseguimos trabalhar em harmonia sempre respeitando os valores da empresa", comenta Nilson Tecilla, sócio da empresa.

A Moldemaq produz mais de 5 mil itens de peças de reposição e mais de 15 tipos de máquinas e implementos.

Foto: Piero Ragazzi

Produtos

Atuando no setor de implementos agrícolas e máquinas, desenvolve produtos fortes, versáteis e duráveis. A carreta tracionada para micro tratores, foi o carro chefe há muitos anos e ensinou muito a equipe sobre como conquistar um mercado que é tão concorrido.

Desde o início focamos em oferecer ao mercado além de outras atribuições a confiabilidade dos nossos produtos" destaca Nilson.

A empresa está prestes a comemorar a marca de 18 mil unidades produzidas e entregues da carreta tracionada. O implemento deste produto revolucionou o mercado de micro tratores e contribuiu muito para a vida do pequeno agricultor, facilitando e ampliando a produção do mesmo.

Atualmente a Moldemaq fabrica também uma linha de tratores específicos para o transporte. Se trata de um trator 4x4 articulado que transporta até 3 toneladas de carga onde é utilizado não só na agricultura mas também em condomínios e indústria. A empresa também é pioneira na fabricação nacional de implementos agrícolas para quadriciclos e utv's. Um conceito que vem mudando a concepção do veículos utilizados até pouco tempo apenas para o lazer no país.

Foto: Piero Ragazzi

A empresa ganhou o Prêmio Gerdau melhores da terra na categoria novidade em 1997 pela carreta tracionada para micro-tratores.

Conheça alguns dos produtos:

  • Trator Transportadores agrícolas;
  • Roçadeiras para micro-tratores;
  • Pulverizador para Quadriciclos e UTV's;
  • Peças de reposição para micro tratores;
  • Carreta tracionada para micro tratores.

"Em contato direto com o produtor rural, nossa equipe comercial anota os relatos e as dificuldades diárias, realizamos uma pesquisa de mercado com nossa equipe de engenheiros e projetistas para encontrar as melhores soluções", explica o sócio sobre como a Moldemaq busca atender as necessidade dos clientes.

Empresa jaraguaense

O orgulho em fazer parte da história de Jaraguá do Sul, se funde ao orgulho de possuir em solo jaraguaense uma empresa com renome internacional. Para a Moldemaq a cidade contribui como importante polo industrial, com trabalhadores qualificados e ótima localização próximo de portos, aeroportos e a rodovias tanto para aquisição de matéria-prima como para escoamento da produção.

A expansão da empresa começou em 1998 logo após o lançamento da carreta tracionada. Os anos seguintes foram cruciais para o futuro da empresa.

Foto: Piero Ragazzi

"Em 1998 passamos por grandes mudanças como ampliação do parque fabril, expansão da força de vendas com a nomeação de uma rede de revendedores parceiros, reestruturação administrativa, aquisição de máquinas modernas CNC, migração para um grande sistema de informatização", relata o empreendedor.

Ainda segundo os diretores, o pós venda de excelência é outro fator que influência nas boas referências da empresa.

Nos planos futuros a palavra inovação e sustentabilidade se destacam. Com uma administração participativa, onde todos os gerentes e diretores opinam nos assuntos levantados em reuniões semanais, a busca por novidades está sempre em constante pauta.

"Estamos trabalhando em cima de inovações de novos produtos com o intuito principal de diminuir o esforço e aumentar a produtividade do produtor rural", destaca.

Crescimento em tempos de pandemia

Como o setor de atendimento da Moldemaq é o produtor rural, a empresa passa a fazer parte de atividades essenciais. Em março de 2020 no início da pandemia, a fábrica ficou fechada por uma semana atendendo a decretos, porem a tomada de decisões rápidas foi cruciais na prevenção, conforme os decretos seguintes puderam abrir as portas para continuar o trabalho.

"2020 foi um ano bem atípico comercialmente. Nossa expectativa otimista era crescer 10% e acabamos crescendo 20% de faturamento", comenta Nilson.

Na foto: diretores e gerentes da Moldemaq Máquinas e Implementos Agrícolas

Ainda segundo o sócio no fim do ano passado, o aumento no valor da matéria-prima veio trazer um trabalho extra, a redução de custos. A empresa enfrenta a pandemia de forma cautelosa e seguindo todas as normas vigentes, mas se vê bastante otimista para com o futuro de dias melhores.

"Agradecemos todos os colaboradores que estão nessa caminhada conosco, contribuindo com o crescimento da empresa e o sucesso da mesma, sem vocês não teríamos chegado tão longe, nosso muito obrigado!"

Curiosidade: A Moldemaq elaborou uma tobata rebaixada especialmente para o clipe da música "Tobata Rebaixada" da Banda Fritz 4. O video e a tobata se tornaram famosos no Brasil inteiro, no YouTube o clipe conta com mais de 2 milhões de visualizações e 19 mil curtidas. Assista o clipe clicando no link abaixo.

Tobata Rebaxada - Banda Fritz 4

Foto divulgação | Moldemaq

Onde encontrar

A Moldemaq fica na rua Roberto Ziemann, 3733 no bairro Três Rios do Norte. Para ficar por dentro de todas as novidades acesse o site www.moldemaq.com.br e as redes sociais, Facebook @moldemaqoficial e Instagram @moldemaq.

Para entrar em contato: (47) 3274-3333 ou e-mail: comercial@moldemaq.com.br

Horário de atendimento:

7h30 às 12h e das 13h às 17h18
Segunda a sexta.