Mês de conscientização: câncer de testículo abrange 5% dos tumores em homens

.

Por: Elissandro Sutil

15/04/2021 - 07:04 - Atualizada em: 15/04/2021 - 08:00

Uma doença silenciosa, mas que corresponde a 5% dos casos de tumor entre os homens no mundo. Normalmente, assintomático no estágio inicial, o câncer de testículos exige cuidados que passam pela prevenção e atenção aos mínimos sinais do corpo.

A maneira mais comum de perceber que algo está errado é apalpando ou verificando um aumento incomum de volume. O diagnóstico precoce melhora as chances de cura, mas, devido à sutileza dos sintomas, na maioria das vezes, a descoberta do tumor ocorre quando a neoplasia já está disseminada.

De acordo com os urologistas Dr. Lucas Galdino e Dr. Raphael Lahr, o principal fator de risco associado à patologia é a criptorquidia, ou seja, quando os testículos estão posicionados fora da bolsa escrotal.

“Indivíduos com essa anormalidade possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver o câncer. Outro grupo com maior propensão são os homens portadores de infertilidade. Nesses casos, a presença de tumor pode ser a causa da diminuição da produção de espermatozoides”, explicam os médicos.

Diagnóstico precoce é a chave para a cura da doença

Apesar de pouco difundido, o autoexame é a melhor conduta de prevenção. Dr. Lucas Galdino pontua que o quadro clínico se caracteriza pelo aumento do volume do órgão ou pela presença de nódulo testicular indolor à palpação. “Portanto, ao menor sinal de qualquer uma dessas deformidades, o paciente deve procurar imediatamente um médico especialista”, alerta.

O Dr. Raphael ressalta que a ultrassonografia do testículo tem papel fundamental no diagnóstico, pois caracteriza a presença do tumor e a relação com as estruturas vizinhas, além de diferenciar de outras doenças, como a torção de testículo e a inflamação testicular. “Outra vantagem do ultrassom é a capacidade de mostrar tumores não palpáveis, sendo estas lesões diagnosticadas em fases iniciais, facilitando o tratamento desses pacientes”, complementa.

A tomografia de abdômen é outro exame indispensável na avaliação pré-operatória e no acompanhamento da investigação de metástase, que ocorre, principalmente, no retroperitônio (espaço anatômico atrás da cavidade abdominal).

O tratamento é um dos mais bem-sucedidos dentro da oncologia e consiste na retirada do testículo adoentado. A taxa de sucesso da cirurgia é de mais de 90%. Os especialistas orientam, ainda, o congelamento dos espermatozoides antes da cirurgia e o uso de prótese testicular no ato operatório.

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Dr. Lucas Sfier Galdino tem experiência em endourologia, laparoscopia, transplante renal, ultrassonografia do aparelho genito-urinário e biopsia de próstata guiada por ecografia. O Dr. Raphael Lahr possui especialização em cirurgias endourológicas e laparoscópicas.

Eles atendem no Uro Centro em Jaraguá do Sul, espaço especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica funciona no Centro de Jaraguá do Sul. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fanpage Uro Centro Jaraguá.