Mente saudável: psiquiatra fala sobre prevenção e tratamento de doenças
Mente saudável: psiquiatra fala sobre prevenção e tratamento de doenças

A saúde mental sempre está em pauta, mas durante o período de pandemia que estamos enfrentando ficou cada vez mais evidente. O psiquiatra, Dr. Daniel Medeiros, respondeu perguntas que foram enviadas pelos leitores do OCP News relacionadas à especialidade.

  • OCP: Houve aumento de consultas durante a pandemia?

Dr. Daniel Medeiros: Dr. Daniel Medeiros: “Durante o período de pandemia o que se percebeu nos primeiros meses é que houve uma queda. As pessoas aparentemente estavam com receio de procurar os serviços médicos, a psiquiatria inclusive.

Tivemos um esvaziamento de consultório, mas com o passar do tempo foi voltando ao normal. Hoje estamos com o fluxo de atendimento normal, baseado no que era antes da pandemia.

O numero total se manteve, entretanto os casos de ansiedade e depressão aumentaram consideravelmente. Também houve piora da gravidade de casos de pessoas que já tinham ansiedade e depressão e que já faziam tratamento, com terapia ou medicação, e com esse evento tiveram reincidências de sintomas.”

  • OCP: Quais são as doenças mais comuns tratadas pelo psiquiatra?

Dr. Daniel Medeiros: As principais são ansiedade e depressão, e outras como transtorno bipolar, esquizofrenia e autismo.”

  • Quais sintomas indicam que preciso me consultar um psiquiatra?

Dr. Daniel Medeiros: “Ficar triste faz parte da nossa vida, e não necessariamente é preciso procurar um psiquiatra nesses casos, até porque a tristeza pode ser uma reação a situações ambientais desfavoráveis, ciclos de vida que não foram bem resolvidos ou que tiveram desfechos que não esperávamos, isso é normal.

O que não é normal é a perpetuação dessa tristeza. De modo geral, não tem tempo certo para ficarmos tristes, varia de pessoa para pessoa, ou baseado no acontecimento.

Muito mais do que o tempo do sintoma, é o quanto ele te prejudica nas ações diárias (trabalho, estudo, lazer etc). A palavra chave é a funcionalidade das pessoas que estão próximas da gente e de nós mesmos, no dia a dia. Deve-se ficar atento a perseverança dos sintomas, acompanhado da perda de funcionalidade. Além da tristeza, irritação também deve ser avaliado nessas mesmas situações.”

  • Quais são os mitos da psiquiatria?

Dr. Daniel Medeiros: “O principal é de que psiquiatra é médico para louco. A psiquiatria é a especialidade médica adequada para tratar os transtornos que levam a quadros de perda de juízo crítico, popularmente conhecido como loucura. Mas existem diversas doenças que são tratadas pelo psiquiatra.

Depressão, ansiedade, dependência química e transtornos do sono, são exemplos comuns. Outro mito é sobre o uso de medicação, as pessoas muitas vezes evitam vir ao psiquiatra pois acreditam que, se tomarem remédios, será para sempre.

O objetivo sempre é a cura da doença, mesmo quando feita de forma medicamentosa. O uso do remédio é para que a pessoa entre em estabilidade do quadro e então se possa parar a medicação.”

  • Como manter a mente saudável em pleno 2020?

“O nosso corpo não consegue diferenciar de um modo geral os tipos de estresse que acontecem conosco. Eles são interpretados como eventos traumáticos, sejam emocionas ou físicos. Ficar sem dormir é estresse, ficar sem comer, ter dor, calor, frio, sede, além dos fatores psicológicos como preocupação, irritação, por exemplo.

De um modo geral o cérebro interpreta tudo isso como estresse. É importante termos formas de lazer, para que haja o equilíbrio. Quando a gente faz as coisas que a gente gosta, sejam atividades físicas, passeios e etc, produzimos substâncias que são antagonistas àquelas produzidas pelo estresse.

Além de tudo isso, tenha bons hábitos de sono. Dormir bem é primordial para a saúde da mente.”

Sobre o especialista

O psiquiatra Daniel Bittencourt Medeiros (CRM 13797 e RQE 6814) atende no Centro Executivo Jourdan, no Centro de Jaraguá do Sul. Mais informações pelo telefone (47) 3373-8832.