Manchas na pele? Entenda o que são, como evitar e como remover esta doença de pele

Por: Elissandro Sutil

01/09/2016 - 09:09 - Atualizada em: 01/12/2020 - 10:38

Seja no inverno ou verão, o protetor solar é o melhor amigo de qualquer pessoa que se preocupa com a saúde da pele. Os raios ultravioleta são prejudiciais e trazem uma série de riscos a saúde e comprometem a boa aparência. Existe uma lista incontável de problemas causados pelo sol, mas entre as principais estão os melasmas.

Comum em mulheres – mas também presente em alguns homens – os melasmas aparecem principalmente em pessoas que tomam muito sol sem usar o filtro solar correto. Outro ponto importante sobre ele é que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, fatores hormonais também causam as manchas, por isso algumas gestantes sofrem com este problema.

Sobre a prevenção, o dermatologista Eduardo Bornhausen comenta que é bem simples: filtro-solar. Contudo, ele salienta que só isto não basta e que são necessários outros cuidados para evitar o aparecimento ou aumento das manchas.

“O protetor precisa ser reaplicado várias vezes ao dia e, mesmo usando a proteção, pessoas que já possuem as manchas devem evitar ao máximo expor a área afetada ao sol”, explica Bornhausen.

Tratamentos

Aqueles que já estão convivendo com as manchas não precisam se preocupar, basta procurar um dermatologista. Existem vários tratamentos disponíveis para remoção das manchas e o médico especialista saberá exatamente qual será o procedimento mais eficaz e seguro para fazer as manchas sumirem e a pele voltar ao normal.

Eduardo Bornhausen comenta que os tratamentos mais utilizados para remoção dos melasmas são peelings, lasers ou luzes pulsada e cremes específicos. Mas, o profissional não deixa de alertar que o dermatologista é essencial para entender o nível do problema e escolher o tratamento mais eficaz e seguro.

“Alguns melasmas são mais graves que outros, por isso em alguns casos uma abordagem severa é a mais indicada. Contudo, em casos leves usar procedimentos ‘muito fortes’ pode gerar danos e machucar o paciente”, completa.

Conheça os tratamentos disponíveis em Jaraguá do Sul:

 

~inserir aqui as tecnologias disponíveis na clínica Dr. Eduardo~

 

Pós-tratamento

O médico dermatologista ainda faz mais um alerta: após fazer o tratamento os cuidados não podem ser deixados de lado. Fazer o básico para se proteger dos raios ultravioleta é essencial e não pode ser levado como brincadeira.

“As pessoas já conhecem os cuidados, mas muitas esquecem: usar filtro solar, evitar tomar sol entre as 10h e 16h e usar óculos escuros para evitar melasmas na região dos olhos. Pegar sol demais sem proteção, além de melasmas, pode causar outras doenças de pele como o câncer”, aconselha Bornhausen.

Onde encontrar ajuda com os melasmas em Jaraguá do Sul

A clínica Dr. Eduardo Bornhausen fica na rua João Planicheck, 1990 no centro executivo Blue Chip. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp: (47) 9 9197-8100, telefone: (47) 3017-8100 / 047 3017-8200, ou mande um email para: atendimento@doutoreduardo.com.

Dr. Eduardo Bornhausen Demarch.
CRM/SC 19387.