Jardim no vidrinho! Atelier botânico que produz terrários inaugura em Jaraguá do Sul

Foto por Matheus Wittkowski/OCP News

Por: Elissandro Sutil

06/06/2019 - 11:06 - Atualizada em: 10/06/2019 - 09:17

Motivado por uma paixão que vinha desde a infância, o paisagista Raphael Marcellino fundou o Dona Dora Atelier Botânico. Há 4 anos, em Jaraguá do Sul, o espaço tem uma proposta que transcende a comercialização; o local confecciona, vende e ensina a cuidar de terrários e mini jardins.

Cada pessoa que entra no local, vai para casa sabendo exatamente como cuidar da pequena atmosfera que escolheu, garantindo, assim, que elas vivam por anos. Para Raphael, viver em comunhão com a natureza é um direito de todos e é isto que o seu negócio prega.

“O verde em si faz bem para a alma, nós queremos trazer a natureza para perto das pessoas independente do local onde elas estiverem” completa Raphael.

Em maio de 2019, o Dona Dora Atelier deu seu primeiro grande passo e abriu uma loja única. Por mais que o local funcione em um estabelecimento comercial, o ambiente tem mais cara de uma estufa exuberante e diversa, com muitos modelos de terrários, mini jardins e plantas exóticas.

O ambiente conta até com um espaço para workshops e aulas sobre botânica. Veja fotos:

Amor pela botânica

Desde o nascimento do atelier – quando era nos fundos de sua casa – Raphael já ministrava cursos e ensinava às pessoas sobre o fascinante universo dos terrários. Foi nesta época que o local recebeu o nome de “Dona Dora” que, inclusive, tem uma história muito curiosa.

Nos primeiros meses do atelier, a família de Raphael tinha como companheira uma pequena cachorrinha que se chamava “Isadora”. O animalzinho sempre recepcionava os clientes, e eles costumavam dizer “a dona do atelier é a Dora”.

Raphael adorou a ideia e tornou este o nome oficial do seu negócio.

Entenda o que é um terrário

Um terrário é um frasco de vidro fechado, que possui algum tipo de vegetação. Seu “solo” é composto por várias camadas: uma de pedras, outra de areia, carvão vegetal e por último terra. Veja a ilustração:

Elaborado por Samantha Caroline/OCP News

Elaborado por Samantha Caroline/OCP News

Dentro de um terrário existe uma atmosfera que reutiliza a água diversas vezes, fazendo “chover” e impedindo o solo e a planta de secarem.

A quantidade de água colocada vai depender do tamanho do terrário. Uma vez adicionada, o terrário só precisará de rega novamente em, pelo menos, um ano.

Foto por Matheus Wittkowski/OCP News

Foto por Matheus Wittkowski/OCP News

Um terrário não precisa de sol, por isso deve ser feito com plantas que sobrevivem com luz indireta. Se exposto ao sol, pode sofrer mudança da atmosfera interna, sufocando a planta.

Para saber qual o melhor ambiente para seu terrário, Raphael dá a dica: “abra uma revista no recinto em que ele será colocado, e tente ler sem nenhuma luz artificial acesa. Se conseguir enxergar sem dificuldades, fique tranquilo, a planta ficará saudável ali”, explica.

E o que é um mini jardim?

Muitas pessoas chamam os mini jardins de “terrários abertos”, mas Raphael explica que este é um erro muito comum.

“A partir do momento que não existe uma tampa, não há como a atmosfera de um terrário se formar. Neste caso, o objeto se chama ‘mini jardim’, que necessita de rega e de cuidados muito mais frequentes”, acrescenta o paisagista.

Foto por Matheus Wittkowski/OCP News

Foto por Matheus Wittkowski/OCP News

Entenda por que suas plantas secam

Uma planta de supermercado, durante todo o seu crescimento, foi “bombardeada” com uma série de hormônios. E quando ela para de recebê-los, a planta seca e morre.

Raphael discorda desta prática da indústria das plantas. Por isso, utiliza somente plantas de produção local para enaltecer o cultivo regional e por estarem adaptadas ao nosso clima. Sendo assim, se cuidadas da maneira certa, vão durar por muito tempo.

Onde encontrar o Atelier Botânico?

O Dona Dora Atelier Botânico fica na rua Max Wilhelm, 674, na Vila Baependi em Jaraguá do Sul. Para mais informações, acesse o Facebook do local, ou ligue para o telefone (47) 9 8844-1021.

Foto por Matheus Wittkowski/OCP News

Foto por Matheus Wittkowski/OCP News