Jaraguá do Sul cresce com consciência ecológica e visão de negócio da Topsun

Foto divulgação | Top Sun

Por: Elissandro Sutil

19/07/2021 - 14:07 - Atualizada em: 21/07/2021 - 17:04

A ligação entre a empresa Topsun energia solar e a cidade de Jaraguá do Sul vai muito além de limites geográficos e representa muito mais do que apenas uma relação de negócios.

A Topsun é especializada no mercado de produtos para energia fotovoltaica e aquecimento solar, seja em comércio, indústrias ou residências.

Com um índice de radiação solar 40% superior ao registrado na Alemanha, país que hoje é referência no mundo inteiro no segmento de energias renováveis, a região Sul do Brasil proporciona uma vantagem natural na produção de energia fotovoltaica, se tornando uma região promissora.

De olho no futuro, que cada vez mais está atrelado aos cuidados com o meio ambiente e à sustentabilidade, a Topsun enxergou uma oportunidade de negócio e, em Jaraguá do Sul, encontrou os meios para concretizá-la.

“Jaraguá do Sul está sempre entre as cidades que mais aderem à energia solar em Santa Catarina”, conta um dos sócios e fundadores da Topsun, Robert Fischer.

Segundo dados da ANEEL, em 2019, 70% dos sistemas instalados na cidade foram realizados pela Topsun.

De acordo com Fischer, o resultado é a geração de cada vez mais empregos na cidade e o engajamento de outras empresas a produzirem sua energia de forma limpa e sustentável.

“Com certeza o engajamento dos jaraguaenses foi fundamental para o crescimento da Topsun. A consciência ecológica dos empresários e das pessoas em geral faz toda a diferença”, ele afirma.

Além disso, a força econômica da Topsun para Jaraguá do Sul também é um dos impactos positivos da empresa para a cidade.

Sua matriz, assim como todo departamento financeiro e de faturamento da empresa, fica instalada no município, ou seja, em questões de arrecadação municipal, a receita de impostos retorna toda para a cidade.

Foto divulgação

A Topsun

Em apenas cinco anos, a Topsun evoluiu rapidamente. No começo, em 2016, a empresa trabalhava com equipamentos de aquecimento solar, unindo o conhecimento dos três sócios fundadores Guilherme Ramos, Robert Fischer e Rubens Fischer em comércio internacional, aquecimento solar e distribuição.

Já no ano seguinte, 2017, a empresa fechou parceria para ser um integrador WEG de energia fotovoltaica, tornando-se a primeira da cidade a trabalhar exclusivamente com energia solar.

Com a chegada do novo sócio Ivo Dematte, em 2018, a empresa ampliou sua atuação abrindo filiais em várias regiões como Joinville, Blumenau, Grande Florianópolis e Oeste catarinense.

“Hoje, a Topsun tem uma equipe de cerca de 120 pessoas, entre setor comercial, administrativo, engenharia, logística e equipes de instalação. Temos mais de 2 mil projetos entregues, ou seja, mais de 2 mil clientes”, conta o sócio Robert Fischer.

Energia solar ou aquecimento? Os dois!

A Topsun consegue atender hoje às necessidades dos clientes em duas frentes de atuação: energia solar e aquecimento solar.

Para gerar energia elétrica de forma limpa e sustentável, a empresa faz a instalação do sistema que capta a luz solar que incide durante o dia sobre os painéis fotovoltaicos. A luz é absorvida e convertida em energia elétrica, de corrente contínua (CC).

O inversor on-grid capta a corrente contínua e a transforma em corrente alternada (CA) que pode ser consumida.

Foto: Divulgação/Topsun

A corrente alternada (CA) é então consumida na residência ou empresa, gerando energia para lâmpadas, eletrodomésticos, máquinas e outros.

O excedente de energia gerada é injetada na rede de distribuição por um distribuidor bidirecional, gerando créditos que podem ser utilizados em até 60 meses.

Já o sistema de aquecimento é feito através da instalação de coletores de energia solar, os tubos a vácuo. Os tubos são feitos de vidro e têm a finalidade de transformar a radiação solar em água quente. O coletor solar do aparelho capta a luz do sol, aquecendo a água que está dentro do seu reservatório.

Com a diminuição da densidade, as colunas de água são pressionadas e geram um fluxo contínuo para abastecer as áreas de uso da residência, empresa, comércio, ou outros.

O sistema de aquecimento solar consegue gerar uma economia de até 40% na conta de energia elétrica, além de gerar mais independência da energia elétrica estatal, valorizar o imóvel e proporcionar o retorno do investimento.

O trabalho da Topsun é especializado e vai muito além da venda e instalação de placas fotovoltaicas.

Desde a avaliação do projeto até a entrega final, a Topsun conta com uma engenharia, instalação e pós-vendas altamente capacitados e dedicados em entregar o melhor serviço ao cliente de ponta a ponta.

Foto Divulgação/Topsun

Onde encontrar

A Topsun fica na Rua Ferdinando Krueger, 284, no bairro Amizade em Jaraguá do Sul. Contatos: (47) 3055-0800 telefone e Whatsapp.Para mais informações acesse o site topsun.com.br. Fique por dentro das novidades pelo Facebook (@topsunenergiasolar) e Instagram (@topsunsolar).

Com sede em Jaraguá do Sul e filiais em Joinville, Blumenau, Itajaí e Grande Florianópolis a Topsun é uma empresa líder no mercado de energia solar, com credibilidade e tradição.