O Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ) foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1966. A instituição já era mantida, antes mesmo desta data pela Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá do Sul. Buscando priorizar a vida e a assistência aos moradores da cidade e região, o Hospital construiu sua trajetória com base na seriedade, competência, respeito às pessoas e aos valores éticos, priorizando o cuidado no atendimento e reafirmando a cada ano o compromisso com as melhores práticas assistenciais.

  • 1976 e 1992 o Hospital passou por melhorias e ampliação;
  • 1994 foi criado o primeiro Centro de Imagem da região;
  • 1999 foi inaugurada a UTI Neonatal e Pediátrica;
  • 2001 título Amigo da Criança recebido pela UNICEF;
  • 2012 prêmios SANTÉ e Criança ABRINQ;
  • 2015 expansão e inauguração do novo prédio assistencial;
  • 2015 certificado internacional no Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano;
  • 2017 serviço de medicina nuclear;
  • 2020 incorporado Plano de saúde LEVEMD;
  • 2020 inauguração do Centro de Especialidades do HMJ;
  • 2020 ampliação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica;
  • 2021 criação da nova ala da maternidade.

Apelidado carinhosamente pelos moradores de Jaraguá do Sul como "Hospital do Morro" a história da instituição se funde a da cidade.

"O nosso objetivo sempre foi oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes, visando acolhimento e qualidade no atendimento. Nosso muito obrigado a todos que nos apoiaram até hoje, e que possamos continuar esta trajetória por muitos anos", agradece o Diretor Executivo Sérgio Luís Alves a comunidade e empresários jaraguaenses.

Presidente do conselho Sr. Charles Alfredo Bretzke e Sr. Sérgio Luis Alves - Diretor Executivo

Compromisso e visão de futuro

O Hospital que até aqui prestou tantos serviços a comunidade, está sempre de olho em melhorias e objetivos futuros. Em tempos tão críticos à humanidade, ter esperanças e objetivos tornam a entidade ainda mais forte.

Foto divulgação - Hospital e Maternidade Jaraguá

O HMJ acabou de inaugurar uma ala na maternidade, ampliando o acolhimento medicinal de excelência aos recém-nascidos e às mães. Bem como, conforto e assistência à equipe de colaboradores que atuam junto ao hospital.

Dr. Eduardo Hochmuller - Ginecologista e Obstetrícia

A instituição também está investindo em novos aparelhos para ressonância magnética e mamografia digital no Centro de Imagem. Uma equipe forte possibilita novas conquistas.

Foto divulgação - Hospital e Maternidade Jaraguá

A partir do mês de abril de 2021 a instituição prevê um novo posicionamento de mercado, assim como um novo plano diretor elaborado para melhoria das condições técnicas e medicas do local.

Amor à vida

A instituição conta com uma ação social da qual se orgulha muito, o Banco de Leite Materno. O objetivo da ação é garantir e assegurar o aleitamento materno exclusivo, como direito fundamental para o desenvolvimento das crianças.

Saão desenvolvidas atividades de apoio às mães, priorizando sempre a amamentação. O Hospital possui certificado internacional Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano pela excelente iniciativa.

O HMJ possui uma equipe de profissionais qualificada, os melhores equipamentos de diagnóstico na região, atendimento de excelência aliado a segurança dos pacientes, além de ser referência no atendimento materno-infantil na região.

"No Brasil sabe-se o quão difícil é que instituições mantenham suas longevidade e vivam fazendo seu trabalho ao longo de meio século, ainda mais na área da saúde filantrópica. Então, neste dia, tenho que agradecer a todos, lembrando que, quem faz uma instituição são as pessoas", comenta orgulhoso o Diretor Técnico Dr. Guilherme Maciel Sapia, pelos desafios vencidos ao longo desse anos.

O compromisso do hospital é buscar crescer e amparar a todos com dignidade, ética e transparência.

Parabéns ao Hospital e Maternidade Jaraguá pelos 55 anos dessa trajetória trilhada com amor à vida.

Onde encontrar

O Hospital e Maternidade Jaraguá fica na Rua dos Motoristas de 1936, número 120, no bairro Czerniewicz. Para saber e conhecer mais sobre o hospital acesse o site: http://www.hmj.org.br ou acesse as redes sociais Facebook e Instagram.