Fraternidade Mariana do Coração de Jesus completa 50 anos de fé e devoção

Foto: Arquivo da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus

Por: Maria Luiza Venturelli

13/08/2024 - 15:08 - Atualizada em: 15/08/2024 - 10:50

A Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, comunidade profundamente enraizada na espiritualidade católica em Jaraguá do Sul, celebra em 2024 seu jubileu de ouro. Com 50 anos de serviço e devoção, essa fraternidade tem moldado a vida de inúmeras pessoas e contribuído de maneira significativa para a difusão do Evangelho.

Irmã Neide Emília Girolla. Foto: Arquivo da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus

Fundada em 2 de agosto de 1974 pelo Venerável Padre Aloísio Boeing, juntamente com a co-fundadora, irmã Neide Emília Girolla, a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus tem como missão viver uma vida comunitária dedicada à oração, missa, adoração, leitura espiritual, devoção mariana e palestras. O grupo, inicialmente composto por quatro jovens, cresceu ao longo dos anos, atraindo membros que compartilhavam a visão do Padre Aloísio.

Segundo a irmã Edena Maria Bittencourt, os ensinamentos do Padre Aloísio continuam a ser fundamentais para guiar a caminhada das irmãs. “O Padre Aloísio, inspirado a fundar a fraternidade, definiu claramente a espiritualidade e infundiu no coração das irmãs o carisma de amor, reparação e imolação pelos sacerdotes. Ele continua sendo um exemplo, inspiração e nosso intercessor”, conta.

Trajetória de fé e devoção

Foto: Arquivo da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus

A fraternidade, desde o início, foi marcada por intensa oração, devoção mariana e eucarística, além do trabalho fraterno. As atividades inicialmente se concentravam no apoio aos sacerdotes, serviços paroquiais, educação e catequese.

Com o tempo, a fraternidade se consolidou e expandiu sua missão para acolhimento, saúde, educação e pastoral, sempre com foco na simplicidade e no espírito fraterno. O sacrário e a união com o Coração Eucarístico de Jesus são o centro de suas atividades, integrando vida contemplativa e ação.

Originalmente, a fraternidade começou como uma comunidade de leigas consagradas, mas ao longo dos anos sentiu a necessidade de se estruturar como uma comunidade religiosa. Atualmente, é reconhecida como uma Associação Pública de Fiéis pela Igreja, sob a jurisdição da Diocese de Joinville.

Foto: Arquivo da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus

Para a irmã Edena, a entrada de cada novo membro, os momentos de consagração, as missões realizadas e os passos dados para a organização da fraternidade são os momentos mais marcantes ao longo dessas cinco décadas de história.

A trajetória, no entanto, não está isenta de desafios, como manter vivo o carisma da fraternidade, estar aberta a novas missões e fortalecer o trabalho vocacional.

Espiritualidade guia futuro

Irmã Edena compartilha que foi através de um seminarista da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, enquanto estudava filosofia em Brusque, que conheceu o Padre Aloísio e, por meio dele, a fraternidade.

Irmã Edena Bittencourt. Foto: Arquivo da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus

“Celebrar os 50 anos da fraternidade é um momento de profunda ação de graças a Deus. Sinto uma imensa gratidão pelo fundador, o Venerável Padre Aloísio, e pela cofundadora, irmã Neide Emília Girolla”, afirma a irmã.

“Agradeço por todos os desafios superados, pelas missões realizadas e pela alegria da vida fraterna. Também celebro com gratidão a abertura do processo de beatificação do Padre Aloísio”, complementa.

Foto: Arquivo da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus

A espiritualidade da fraternidade é inspirada pela vida de Maria e pelos exemplos das famílias de Nazaré e Betânia. A formação das irmãs é orientada por um amor esponsal a Cristo, uma vivência filial com Maria, e um compromisso fraterno e misericordioso com os irmãos.

A fraternidade busca estar próxima ao povo e deixar-se guiar pelo Espírito Santo em sua missão, confirmada pela direção da Igreja e sob a orientação de seus bispos desde a fundação.

Ela finaliza explicando que enxerga o futuro com grande esperança e otimismo, além de ansiedade por novas vocações e pela beatificação do Padre Aloísio. “Nosso desejo é continuar sendo uma presença constante do amor e da misericórdia de Jesus, adaptando-nos às necessidades do mundo enquanto permanecemos fiéis à nossa missão e espiritualidade”, conclui.

Lançamento de documentário

No dia 31 de agosto, o OCP News, em colaboração com a produtora Escritório de Cinema, lançará um documentário em homenagem aos 50 anos da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus. Este lançamento é parte da série documental “Padre Aloísio: Memórias de Fé”, que busca oferecer novas perspectivas sobre a causa de canonização do Venerável Padre Aloísio.

Confira no Youtube e nos canais de comunicação da Rede OCP!

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc