Estação Aprender é a escola que mais cresce em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

18/11/2022 - 08:11 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:00

Entregar para o mundo cidadãos conscientes, felizes e independentes é o objetivo de uma escola de educação infantil de qualidade. A Estação Aprender está há 12 anos no ramo e oferece para cada aluno uma educação única, que resulta em crianças completamente preparadas para seguir para as próximas fases da vida estudantil.

São utilizados pelos educadores os quatro pilares fundamentais na vida de todo ser humano: afeto, educação de qualidade, valores humanos e segurança. “Nosso objetivo é contribuir na formação de cidadãos éticos, criativos, participativos, capazes de transformar o mundo em que vivemos e, acima de tudo, felizes”, explica a escola.

A escola segue a aprendizagem interacionista, ou seja, os pedagogos promovem a participação ativa da criança em atividades diversificadas, resgatando conhecimentos prévios e assim gerando momentos de ensino, amizade e respeito.

Foto: Divulgação

A criança aprende brincando, por jogos e brincadeiras que incentivam a criatividade, autonomia, colaboração e transparência de desejos e sentimentos. Tudo é feito através de atividades que despertam a curiosidade dos pequenos, incentivam a verificação de hipóteses e o contato com elementos da natureza.

Diferenciais que transmitem confiança

Existe um contato diário entre pais, professores e equipe diretiva da escola, de forma rápida e tecnológica, através do aplicativo e Sistema Six da agenda digital. Por lá, a equipe pedagógica envia todas as informações do dia-a-dia de cada aluno e os pais têm acesso à comunicação com cada setor da escola.

A equipe conta com professores qualificados nas mais diferentes áreas: professora de musicalização, professor de Taekwondo, coordenadora pedagógica, nutricionista, psicóloga, professor de dança, entre outros, que além da formação também participam de treinamentos mensais dentro da unidade, como aulas de inglês e mentoria do sistema de ensino, para adquirir ainda mais conhecimentos.

A Estação Aprender se preocupa em proporcionar um ambiente acolhedor, planejado para cada faixa etária e seguro para que as crianças se desenvolvam de forma saudável e feliz. As salas são amplas, com iluminação, ventilação, climatização e móveis próprios para práticas pedagógicas seguras e lúdicas.

Foto: Divulgação

O ambiente também acolhe os pais, com áreas de lazer, sala de amamentação, ambiente para reuniões e atividades diversas. Toda a escola é monitorada por câmeras 24h com gravações observadas diariamente.

A alimentação é outro diferencial, sempre com produtos fresquinhos e selecionados. A nutricionista do lugar é especializada em nutrição escolar e diariamente elabora um cardápio balanceado, colorido e atrativo, rico em produtos integrais, verduras e frutas, além de opções para crianças intolerantes e alérgicas.

Educação que vai além da sala de aula

Convênio com Sistema Positivo

Foto: Divulgação

As práticas pedagógicas e experiência dos professores são somadas à tecnologia do Sistema de Ensino Positivo, que garante uma aprendizagem eficaz.

Forme – Educação Financeira

Foto: Divulgação

A Forme é um programa de educação financeira socioemocional, que tem como objetivo capacitar escolas do ensino básico a formar alunos financeiramente conscientes. O programa ensina os alunos de uma forma totalmente lúdica e didática a planejarem os seus sonhos e se tornarem adultos que sabem controlar as próprias finanças.

Convênio com sistema de inglês Cotton Can

Foto: Divulgação

Esse método de inglês é utilizado em escolas de educação infantil, mentorias e assessorias também para a equipe disciplinar. O sistema é utilizado em todo o Brasil com mais de 12 mil alunos. Na Estação Aprender, as aulas de inglês são oferecidas todos os dias para todos os alunos.

Sala de amamentação

Foto: Divulgação

O lugar também possui uma sala de apoio à amamentação, tudo pensado com muito carinho, onde a mãe tem todo o conforto, privacidade e segurança para alimentar o bebê na escola, com cadeiras próprias para amamentação, apoios para os pés e frigobar para armazenar o leite em recipientes que serão oferecidos para a criança durante o dia.

Taekwondo

Foto: Divulgação

A prática do esporte olímpico sul coreano está na grade curricular da escola para ensinar princípios como hierarquia e disciplina. Dentro da Educação Infantil, a prática do Taekwondo contribui efetivamente para a educação psicomotora de crianças a partir dos três anos de idade.

Musicalização

Foto: Divulgação

As aulas de música contribuem para a capacidade de criação e expressão artística da criança, favorece o desenvolvimento afetivo, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente a criança.

Dança

Foto: Divulgação

A dança na educação infantil proporciona uma série de vivências. A criança descobre várias formas de se movimentar, construindo conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações. Contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação, que são fatores importantes para o crescimento dos pequenos.

Os alunos da Estação Aprender também participam do Jaraguá em Dança, realizado anualmente na SCAR.

Psicóloga infantil

Foto: Divulgação

A psicóloga da instituição é capacitada para identificar e trabalhar os conflitos psíquicos das crianças através de atividades lúdicas, permitindo que elas ressignifiquem eventos traumatizantes e busquem por melhores alternativas para lidar com esses conflitos. A unidade conta com duas profissionais que diariamente observam e relatam a rotina das crianças, oferecendo atividades que auxiliam a saúde mental das crianças de acordo com a idade.

Culinária

Foto: Divulgação

Além de uma orientação completa com a nutricionista que cria o cardápio das crianças diariamente, a culinária é outro diferencial, uma forma de colocar a “mão na massa”, onde os alunos são protagonistas na atividade, produzindo diversos alimentos para consumo próprio: pizzas, cupcakes, cookies, paçocas, pães, bolos, entre outros, todos de forma natural e saudável para todas as crianças.

Onde encontrar

Foto: Divulgação

A Estação Aprender tem 12 anos de atuação em Jaraguá do Sul, com uma unidade totalmente centralizada, facilitando o acesso para todos os bairros. Fica na rua Eugênio Lessman, 141, no Centro. A equipe atende crianças de 4 meses a 6 anos de idade em período integral ou meio período.

Também trabalham como recreação e contraturno para quem estuda em outras escolas e precisa de meio período fora, até os 12 anos. Em janeiro terão colônia de férias também para alunos externos.

Em 2023, o horário de atendimento será das 6h45 às 23h. Para saber mais, entre em contato através do telefone (47) 3371-0181 e WhatsApp (47) 9 9292-5739.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc