Emanuela Wolff: os desafios de ser mulher e trabalhar com política em Jaraguá do Sul

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

17/03/2019 - 10:03

Coordenar atividades e manter a ordem em diversos processos ao mesmo tempo faz parte da rotina de Emanuela Christian Wolff, 35 anos. Ela é chefe de gabinete, um cargo de extrema importância para o funcionamento da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul.

Em um momento muito importante de sua carreira, se considera uma mulher orgulhosa pelas próprias conquistas.

Nascida em Laranjeiras do Sul, no Paraná, adotou Jaraguá do Sul como cidade do coração em 1998, quando se mudou com a família. E, assim como muitas pessoas fazem para construir sua história, correu atrás dos sonhos e objetivos. Trabalhou na indústria e no comércio, foi secretária, estudou à noite e ajudou a família em casa.

Foto Divulgação

Começou a trabalhar muito cedo, aos 11 anos, como babá. E cedo também descobriu os desafios em ser mulher e buscar o seu espaço na sociedade.

“Desde muito nova, enfrentei rótulos como ser filha de mãe solteira, de ter sido mãe muito cedo, ser muito alta, e ainda hoje enfrento o de trabalhar com política”, conta.

Apesar disso, ela garante que o seu trabalho é algo que nunca a envergonhou e, sim, sempre deu muito orgulho desde 2002. Estar no meio político é estar em constante julgamento e cobrança, mas ela segue confiante e consciente da importância do seu papel. E para enfrentar todos os desafios do dia a dia, Emanuela conta que se apoia na palavra “coragem”.

Mas além da carreira, um de seus maiores orgulhos é ser mãe do Enzo, que está prestes a completar 18 anos, o grande amor de sua vida.

O trabalho incessante

“Manu”, como os colegas e amigos preferem chamá-la, é uma mulher importante e atarefada, mas acredita que o seu cotidiano não seja diferente das demais mulheres. “Sou mãe, mulher, amiga, voluntária e profissional. Sempre procuro dar o máximo de mim em todos os compromissos que assumo”, diz.

Foto Arquivo Pessoal

Mas estar em movimento constante nunca foi um fardo para ela. Formada em Processos Gerenciais tem orgulho do que faz. O trabalho no setor público exige dedicação praticamente integral, mas apesar da correria do dia a dia, se sente feliz em poder fazer parte da história da cidade.

“Me orgulho de nossas entidades, do nosso espírito empreendedor, dos nossos servidores, da nossa prefeitura e sei que podemos melhorar sempre, isso me desafia diariamente!”, diz Manu.

Como chefe de gabinete, ela se tornou a pessoa mais próxima do prefeito, atuando como assistente direta na complexa missão de fazer com que todos os serviços funcionem com a máxima eficiência, atendendo bem a cidade.

Para chegar onde chegou e evoluir na carreira, Manu garante que persistência foi a chave de tudo. E as mulheres que buscam seguir no ramo político, ela recomenda acreditar no próprio potencial.

“Se você tem condições, faça! Se não tem condições, faça mesmo assim! Não será fácil, você ainda precisa provar para muita gente de que é capaz, mas ninguém chega a lugar algum por acaso, é preciso muita luta para conquistar seu espaço”, garante.

 

Carreira: realização
Família: minha força
Lembrança: nascimento do Enzo
Sonho: tenho muitos
Objetivo: sempre fazer as coisas acontecerem
Uma inspiração: as mulheres da minha vida
Um lugar: Fátima, Portugal
Um livro: Pequeno Príncipe
Um filme: Frida
Uma frase: “Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas.”

O que é ser mulher? É nunca se conformar, nunca aceitar o normal e sempre saber fazer melhor do que fez ontem. O vitimismo não funciona comigo, já passei muita coisa e sei que dá de superar. Nós precisamos ser mais “inconformadas”, arregaçar as mangas e lutar pelo melhor.