Em expansão, Colégio Evangélico anuncia novidades no ensino para 2020 em Jaraguá do Sul

A expansão tem previsão para final de 2019.

Por: Elissandro Sutil

16/10/2019 - 09:10 - Atualizada em: 17/10/2019 - 09:37

No alto dos seus 112 anos de história, o Colégio Evangélico de Jaraguá do Sul (CEJ) é uma das instituições mais imponentes e tradicionais da educação de crianças e adolescentes da região. Além do ensino de qualidade, a escola conta com vários títulos no esporte e tem índices de aprovação surpreendentes em vestibulares.

De acordo com o diretor da escola Leopoldo Fenner, isto acontece por conta da cultura da inovação e atualização constante do plano de ensino da escola, buscando sempre melhorar a didática.

“Nós buscamos não só educar, mas também formar pessoas mais completas. Queremos que os alunos egressos da escola sejam cidadãos preparados para superar os desafios que a vida lhe apresentar”, explica o diretor.

Um exemplo desta cultura de atualização e compromisso com a educação é a expansão do espaço escolar, que está em execução. Segundo o diretor, esta obra de ampliação foi um resultado da necessidade de melhorar ainda mais a qualidade do ensino, mas também por pedido dos pais que têm muito carinho pela escola e querem que ela se desenvolva.

O novo espaço

O projeto foi feito e está sendo executado pela arquiteta Miryam Surdi. A profissional destaca vários pontos da expansão e explica que é um desafio que está sendo cumprido com sucesso.

“Eu busquei criar ao máximo espaços adaptáveis. Fiz isso porque percebi que no âmbito escolar os ambientes são extremamente multiúso, então uma mesma sala precisa servir para várias coisas”, explica Miryam.

O novo projeto conta com dois refeitórios, um deles será usado por crianças menores e foi projetado em tamanho – do espaço e dos móveis – para elas. Já o outro será para os adolescentes e, em alguns momentos, para os pais dos alunos que quiserem almoçar na escola.

Projeto por Miryam Surdi.

Além dos refeitórios, no novo prédio existirão salas de musicalização, artes e também um auditório multiuso. Ele terá um pé direito mais alto (cerca de quatro metros) e poderá receber, sentadas, mais de 400 pessoas.

Anexo ao auditório, será instalado um camarim, onde a escola irá guardar o acervo de fantasias para os eventos, peças e outros espetáculos que irão acontecer ali.

Ambientes acessíveis

No final, todos os dois pisos do novo complexo terão acesso via elevador, além das três escadas de acesso. Uma no hall principal, outra dentro da cozinha (que leva ao deposito) e outra atrás do auditório, pensada para as entradas surpresas dos alunos em espetáculos e homenagens especiais.

Projeto por Miryam Surdi

Novo rumo

Em 2020, junto com a inauguração do novo complexo escolar, o CEJ vai passar a ter ensino em período integral. De acordo com Leopoldo, a inserção deste formato na grade escolar estava sendo pedida pela comunidade de pais já faz algum tempo, mas até então a infraestrutura da escola não permitia que isto acontecesse.

“Com o período integral, buscamos agregar a educação dos filhos e também na organização de vida dos pais. Eles pediam sempre pelo período integral porque precisavam desse apoio vindo da escola que já conhecem e confiam”, explica Fenner.

Além disso, o diretor conta que os pais estão entusiasmados com a novidade que está por vir. Mesmo que seja uma forma de facilitar a vida dos pais, o ensino integral foi feito pensado para contribuir com a educação dos alunos do CEJ.

“Com a inserção do turno integral o novo complexo será de extrema importância. Os alunos poderão almoçar na escola, fazer lanches e realizar as atividades do contra turno no novo espaço. Eles terão assistência e supervisão profissional durante todo o tempo de que estiverem na escola”, completa o diretor.

Veja mais imagens do projeto:

Onde encontrar

O Colégio Evangelico de Jaraguá do Sul (CEJ) fica na rua Esteria Lenzi Friedrich, 130, no Centro de Jaraguá do Sul. Para mais informações, acesse as redes sociais do colégio: Facebook e Instagram. Para entender melhor a proposta de ensino, acesse o site oficial do CEJ. Você também pode entrar em contato pelo telefone (47) 3055-3022.