Rica em sabores, com a presença de temperos diferentes e especiarias, a cozinha oriental vem ganhando cada vez mais adeptos em Jaraguá do Sul. As culinárias chinesa e japonesa são as mais conhecidas, com pratos saudáveis e complexos, mas muito saborosos. São mais de 3 mil anos de tradição, marcados por variedade de aromas e sabores.

Sem sair de casa é possível fazer uma viagem direto para a ásia oriental, conhecendo as particularidades de cada prato. Para isso, o aplicativo Aiqfome, em parceria com diversos restaurantes da cidade, dá dicas de opções que podem proporcionar uma ótima experiência gastronômica.

Veja as dicas de pratos orientais para pedir hoje mesmo!

1. Yakisoba

Foto Divulgação/Sushi de Casa

Apesar de sua origem chinesa, o yakissoba criou raízes no Japão e se espalhou pelo mundo. O Sushi de Casa prepara yakisobas de dar água na boca, com diversas variáveis da receita.

Também disponível na versão sem glúten (com macarrão de arroz), você pode pedir o prato nas opções: legumes, frango, carne bovina, misto de frango e carne bovina e salmão.

2. Djow de salmão

Foto Divulgação/TAO Sushi

A lenda diz que esse sushi surgiu quando, num dia de movimento inesperado num sushibar, as algas nori acabaram, e, então, um sushiman chamado “Joe” resolveu usar tiras de peixe para enrolar o arroz. Daí o nome!

Dizem que a criação foi feita nos Estados Unidos, mas no Japão tem sido servida como “sushi de salmão defumado”. No TAO Sushi são servidos vários tipos de Djow, nas versões alho poró, salmão, white fish (peixe branco), com crispy de couve e mais.

3. Sashimi

Foto Divulgação/San Sushi

Uma iguaria de origem japonesa, feita com pequenos pedaços de peixe cru ou frutos do mar fatiados e servidos com shoyo, wasabi, gengibre ou outros condimentos orientais. Os sashimis do Gurume San Sushi estão entre os mais pedidos, nas versões com salmão, polvo, com ostras, siciliano, atum, peixe branco e outros.

4. Temaki

Foto Divulgação/Kantan

Cone de algas recheado com peixe cru e arroz. O tradicional temaki, nasceu no século 19 como uma opção de comida rápida para os japoneses que moravam em Edo, cidade que posteriormente virou a capital nipônica: Tóquio. Na época, o sushiman enrolava na própria mão uma espécie de charutinho com os recheios disponíveis e passava ao cliente.

No Kantan Sushi Lounge, os temakis são os mais diversificados possível, podendo ser feitos com salmão, camarão, kani, pele de salmão grelhada, cream cheese (o famoso Filadélfia), polvo e mais.

5. Niguiri

Foto Divulgação

O primeiro sushiman da história foi Hanaya Ykei, que viveu no século XVIII. Foi ele o criador do sushi constituído por um bolinho de arroz com uma fatia de cru no topo, o niguiri. Como na época o peixe ainda não era refrigerado, era marinado em molho de soja ou vinagre.

No Kin Culinária Oriental, o niguiri é um dos pratos mais pedidos, e a casa tem diversas variáveis de sabores, como atum, salmão, polvo, especial com alho poró e os veganos/vegetarianos de abobrinha, shitake, vagem e tempurá.

6. Uramaki

Foto Divulgação

Também um tipo de sushi que ganhou um espacinho em várias mesas e restaurantes ao redor do mundo. O uramaki é enrolado com a alga para dentro.

Esta é uma das especialidades do Hiroshi Sushi, com uramakis que levam salmão, camarão, cream cheese e os adocicados, como o Romeu e Julieta (morango, cream cheese e goiabada) e o Califórnia (manga, pepino e kani).

7. Hossomaki

Foto Divulgação

Outro tipo de sushi que ganhou os corações do mundo, por ser simples e saboroso. Originário do japão, são rolinhos finos de arroz, envoltos pelo Nori (alga) recheados. Geralmente vêm com apenas um recheio.

No Oy Sushi, você encontra os tradicionais hossomakis, preparados maravilhosamente bem com salmao, atum ou kani.

Como fazer seu pedido

Baixe o aplicativo do Aiqfome nos sistemas Android e iOS, ou acesse o site. Defina o seu endereço e escolha um restaurante, faça o seu pedido e pronto. É só esperar o seu prato chegar na sua casa.

No Aiqfome, existem mais de 90 estabelecimentos cadastrados, um grande número para atender a todos os paladares e vontades. Dentre eles, você encontra sobremesas, pizzas, culinária oriental, cozinha caseira e várias outras delícias.

Clique aqui e veja a lista completa de restaurantes e estabelecimentos cadastrados.