Correção da Visão: clínica oferece atendimento humanizado pelo SUS em Jaraguá do Sul

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

03/10/2019 - 06:10 - Atualizada em: 04/10/2019 - 11:05

Com o objetivo de trazer atendimento humanizado, na área da oftalmologia, para Jaraguá do Sul, inaugurou, em maio deste ano a Clínica da Correção da Visão. Focada no atendimento oftalmológico generalizado, sua atuação vai desde procedimentos simples como renovação de óculos, até cirurgias oculares (para catarata, pterígio e plásticas).

Atualmente, a clínica é responsável pelo atendimento dos encaminhamentos do SUS no município, mas também consultas particulares e por convênio. Segundo o médico oftalmologista Lucas Vianna Figueirêdo, a fundação da clínica aconteceu ao perceber a demanda de um serviço humano e de qualidade por aqui.

“Jaraguá merece uma clínica capaz de oferecer não apenas o que há de mais moderno hoje na oftalmologia, mas de um atendimento humano e personalizado”, diz o médico.

Nascido em Goiânia (GO), Dr. Lucas é especialista no diagnóstico e tratamento de doenças oculares como catarata, glaucoma e também em avaliações da retina – indispensáveis para prevenção de cegueira em pessoas diabéticas.

Foto Matheus Wittkowski/OCP News

Para o médico, a área da oftalmologia e suas especificidades são uma paixão. Vianna relata que a complexidade da estrutura ocular e também de tratar as doenças nesta parte do corpo são fascinantes para ele.

“Por ser uma área tão complexa, é preciso muita atenção e cuidado com os pacientes para que o tratamento seja finalizado com excelência”, conclui o oftalmologista.

Personalização do tratamento

Além da expertise do profissional, a abordagem humanizada dentro da oftalmologia é um destaque dentro da Clínica da Correção da Visão. Esta abordagem busca conhecer não só os sintomas, mas a rotina dos pacientes e seus hábitos.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Dentre diversas vantagens, a humanização permite que seja traçado um tratamento que se adapte com mais facilidade a rotina das pessoas. Esta personalização pode aumentar a eficácia dos tratamentos, uma vez que se encaixam na vida delas e não o contrário.

Modernização do diagnóstico

A clínica conta com diversos exames para diagnosticar os mais diversos problemas de visão. Veja todos os exames realizados no local:

Topografia ocular: exame indicado para usuários de lentes de contato. Sua função é examinar a curvatura dos olhos.

Campimetria ocular: este exame permite que o oftalmologista perceba problemas no campo de visão que normalmente são imperceptíveis pelo paciente.

Paquimetria ocular: verifica a espessura da córnea. Ele é indicado para avaliações pré-cirúrgicas e para o diagnóstico preciso de diversas doenças nos olhos.

Retinografia colorida: “tira uma foto” do fundo do globo ocular. Ele é usado para acompanhar o desenvolvimento de doenças que progridem com o tempo e o estado do nervo ocular.

Retinografia fluorescente: diferente da colorida, este exame utiliza um contraste que permite a visualização de camadas mais profundas do olho. Ela é essencial para o acompanhamento da retinopatia diabética.

Ultrassonografia ocular: utilizado quando existe uma necessidade de visualização mais precisa do estado da região interna dos olhos.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT): mostra de forma tridimensional o estado do nervo óptico. Ele é utilizado para analisar se existem lesões no órgão ou qualquer tipo de mau desenvolvimento.

Clínica de Correção da Visão

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Rua Leopoldo Malheiro, 172 , no Centro de Jaraguá do Sul. Telefone para contato: (47) 3054-5700

Oftamologista: Dr. Lucas Vianna Figueiredo,
CRM-SC 26342

Diretor técnico: Dr. João Roberto A. Machado
CRM 19.798
RQE SC 11.411