Conheça o LIN-K, o software de monitoramento da Indumak

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

20/04/2020 - 11:04 - Atualizada em: 28/05/2024 - 13:33

A transformação digital possibilitou avanços para que todos possam ter informações e dados na palma da nossa mão a fim de encontrar respostas e alcançar os objetivos do negócio. As tecnologias avançadas podem auxiliar na evolução e no crescimento da indústria e nas ações para a efetivação de análises de dados com base em informações disponibilizadas através de programas de monitoramento.

Focada no aumento da competitividade e da produtividade das empresas clientes, a Indumak, por meio de inovações da Indústria 4.0, elaborou um projeto que busca identificar informações e avaliar os resultados obtidos com a automatização do empacotamento: o LIN-K, um programa de monitoramento remoto de equipamentos Indumak.

Os ganhos e as vantagens do monitoramento remoto de equipamentos são inúmeros. Os benefícios incluem redução de paradas não programadas e aproveitamento máximo da capacidade do maquinário. Saiba mais:

O que o LIN-K é capaz de fazer?

Foto: Divulgação

Com o programa, que foi implementado em 2021, é possível analisar dados de desempenho industrial e visualizar as mudanças que devem ser feitas para a melhoria dos resultados.

Assim, criam-se diretrizes e planos do que precisa ser feito para que seja possível extrair o melhor dos equipamentos, possibilitando novos estudos para compreender os próximos passos. É a aplicação, na prática, do conceito de melhoria contínua.

Como funciona o programa de monitoramento remoto?

Com uma plataforma baseada em nuvem, a Indumak desenvolveu uma interface que possibilita a visualização dos dados produtivos de máquina a partir de qualquer dispositivo conectado à internet através de um navegador, de maneira similar ao acesso a um site.

Todo o acesso é protegido por usuário e senha exclusivos, além de toda a segurança digital de armazenagem dos dados.

Instrumentação e medição

Com o objetivo de evitar grandes alterações e possibilitar a implantação em equipamentos em operação, o programa funciona através dos dispositivos já presentes neles, sem a necessidade de alteração na automação.

Controle

Toda a parametrização se mantém conforme é realizada atualmente. O CLP mantém a mesma interface, e os parâmetros já configurados também continuam os mesmos. Não será necessário treinamento adicional aos operadores de máquina.

Infraestrutura

Por utilizar armazenamento em nuvem, a persistência e o backup dos dados são garantidos por uma empresa especialista nesse tipo de tecnologia, assim como a possibilidade de expandir a capacidade de armazenamento automaticamente (escalabilidade), permitindo que todos os dados gerados sejam armazenados por tempo indeterminado.

Para o funcionamento, é necessária conexão eficiente com a internet. Nenhum dado será armazenado localmente.

Para essa comunicação ocorrer, além da disponibilidade de ponto de internet próximo à máquina, é necessário instalar um dispositivo de borda (gateway) que fará o envio dos dados coletados pelas máquinas.

Operação

A operação é exclusivamente local, não sendo possível operar remotamente, visando segurança. Entretanto, a visualização de todos os dados gerados em produção pode ser realizada a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet por meio do navegador.

Quais são as principais vantagens?

O LIN-K é uma ótima ferramenta para auxiliar na manutenção de falhas dos produtos Indumak. Isso porque um longo histórico das ocorrências de falhas e alarmes possibilita identificar necessidades de manutenções preventivas e preditivas. Quando solicitado pelo cliente, a equipe de suporte da Indumak poderá realizar análise do histórico de falhas, facilitando a identificação dos problemas e suas respectivas causas de maneira mais rápida e assertiva.

Para um suporte mais aprofundado, a equipe de suporte da Indumak poderá realizar acesso remoto aos equipamentos (CLP e IHM) para monitoração e/ou atualizações de software.

A gestão da produção também é alavancada. Com o histórico de estados de máquina, é possível visualizar em forma de gráficos os tempos de máquina parada ou em produção, bem como acompanhar a produção em intervalos definidos pelo gestor de acordo com a necessidade da consulta.

Com base nesses dados, indicadores serão calculados pelo sistema, gerando mais informações que auxiliarão na tomada de decisões.

No decorrer da implantação e da percepção de necessidades, novas informações podem ser implementadas ao sistema. Classificar os dados gerados por equipamentos do setor de empacotamento permite medir o sucesso e identificar o caminho do futuro.

Acesse o site da Indumak para saber mais sobre o sistema de monitoramento remoto de equipamentos Indumak e receber informações a respeito do LIN-K.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc