Conheça a história da família Spessatto e o sucesso da empresa de sorvetes em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

19/12/2020 - 14:12 - Atualizada em: 19/12/2020 - 14:19

A família tradicionalmente italiana Spessatto, hoje muito famosa em Jaraguá do Sul, é original do oeste catarinense, da cidade de Xanxerê. Lá, durante 20 anos, a família inteira atuou na área de vendas, isto criou a essência de empreendedorismo nos integrantes da Spessatto.

O início

Marivania Spessatto, conta que depois de uma mudança para a cidade de Flor da Serra do Sul, no Paraná, o pai Darci Spessatto quis dar inicio a um sonho que tinha a muitos anos: que a família inteira trabalhasse em algum segmento empreendedor, juntos! A partir desta ideia, decidiram colocar uma máquina de sorvete na cidade de Flor da Serra, uma máquina muito antiga.

“Meu pai conseguiu comprar a máquina, nós tirávamos um balde de sorvete a cada duas horas, mas foi nosso início. Abrimos nosso primeiro comércio, na cidade de Flor da Serra do Sul, uma cidade na época com aproximadamente 5 mil habitantes, o nome do comércio: Spessatto”, relembra a empreendedora.

A cidade que fica na divisa com a Argentina gerava um problema para o comércio de sorvete, tinha o clima muito gelado. Buscando encontrar um mercado mais ativo para o segmento, a família quis se estabelecer em uma cidade mais próxima ao litoral, com clima quente, Jaraguá do Sul foi a cidade escolhida.

“Escolhemos Jaraguá, por causa da empresa Duas Rodas, comprávamos os produtos deles, sabíamos da qualidade que eles tinham, e decidimos ficar mais próximos da fonte. A Duas Rodas nos ajudou muito no início”, conta Marivania.

Ela veio primeiro a cidade, começou trabalhando na rede Breithaupt, foi lá que conheceu o esposo, Rudinei. O restante da família veio aos poucos, o valor alto do investimento na época fez com que a família guardasse dinheiro para o futuro investimento.

O irmão Evandro Spessatto, hoje chefe de produção da empresa, foi o segundo a se estabelecer, com a vinda dele e a ajuda do restante da família, compraram a primeira máquina de sorvete, que foi financiada. O primeiro ponto de venda foi no terminal de ônibus, onde até hoje o ponto se mantem. Sem muitos recursos eles faziam as caldas para os sorvetes artesanalmente.

Marca registrada

Com a família inteira já em Jaraguá do Sul, alugaram uma sala no bairro Vila Lenzi onde passaram a produzir artesanalmente sorvetes de massa, a principio, apenas os sabores tradicionais. Depois, abriram o primeiro bufê de sorvetes, ao lado do trilho do trem. Alugaram uma única sala, depois, alugaram a sala ao lado, ampliando o espaço.

Foto: Piero Ragazzi

A empresária comenta que a família sempre foi antenada e atenciosa aos desejos dos clientes. Gostavam de ouvir opiniões, sabiam que isso poderia fazer a diferença. Começaram a produzir mesclas com produtos selecionados, os melhores disponíveis no mercado. E, de acordo as necessidades dos clientes, passaram a produzir produtos zero lactose e zero açúcar.

Foto divulgação/Spessatto

A loja inaugurada em Guaramirim já existe há mais de 10 anos, tem disponíveis todos os produtos da marca, possui um público muito fiel.

O sucesso

A família realizou o mais ousados dos sonhos idealizados até então, compraram um terreno no bairro Barra do Rio Cerro e construíram a maior loja da empresa. Com uma loja modelo, o local é, sem dúvidas, a “vitrine” da empresa. É também o que mais vende os produtos, em um final de semana movimentado circulam mais de 2 mil pessoas ao longo do dia.

Atualmente a irmã, Dione Maria Spessatto é quem cuida do financeiro e da comunicação da empresa, e o irmão Diomar Spessatto é o técnico exclusivo da marca. A família inteira segue a frente dos negócios, unidos.

Foto Piero Ragazzi – Unidade da Barra do Rio Cerro

“Muitos nos disseram que era loucura comprar o terreno, que seria mais viável apenas alugar, mas nós acreditávamos muito na Spessatto. Apesar de todas as dificuldades, o local é um espetáculo, nosso maior sonho concretizado”, conta orgulhosa a empreendedora.

A mais nova loja de sorvetes da empresa se encontra final do calçadão, Spessatto Gourmet, lá você encontra todas as especialidades da marca, com preços que apenas quem fabrica pode oferecer. A fábrica Spessatto está sendo ampliada e aumentando a capacidade de produção dos sorvetes, porem, mantendo sempre o padrão rígido de qualidade. A fábrica ficará pronta em janeiro de 2021 e também é um ponto de venda.

“Nós acreditamos que é possível fabricar em grande escala um produto de qualidade. E para um futuro próximo queremos abrir lojas em outras cidades”, vislumbra a empresária.

Foto: Piero Ragazzi

A importância

A marca Spessatto hoje, conta com um quadro grande de colaboradores fiéis, mais de 70 sabores, mais de 40 sabores nos potes embalados para levar para casa, vários sabores de picolé creme, fruta, linha premium, sundae, além de, diversas lojas pela cidade e região.

Foto: Piero Ragazzi

Tudo feito com muito carinho, pensando na qualidade do produto oferecido. A família Spessatto (Darci, Doralina, Diomar, Dione, Evandro, Marivania e o esposo Rudinei) são empreendedores que ficarão marcados na história de Jaraguá do Sul, pela perseverança, humildade e contribuição na geração de emprego.

Onde encontrar

Em Jaraguá do Sul, a Spessatto possui várias lojas, veja o endereço delas e escolha a que está mais perto de você.

  • Fábrica Nova Brasília: rua Tomás Francisco de Goes, 132. Telefone: (47) 3371-2348;
  • Gourmet: av. Mal. Deodoro da Fonseca, 51. Telefone: (47) 3055-0064
  • Expresso: av. Mal. Deodoro da Fonseca Telefone: (47) 3054-3088
  • Loja Barra do Rio Cerro: rua Ângelo Rubini, 894. Telefone: (47) 3273-2929

A marca também está presente em Guaramirim:

  • Centro: rua Vinte e Oito de Agosto, 1829. Telefone: (47) 3273-6550.

Fique por dentro das novidades acompanhando a marca nas redes sociais: Facebook e Instagram (@spessattosorvetesofficial)

Confira mais fotos na galeria: