Ter diploma de conclusão dos estudos básicos não é garantia de emprego, mas coloca o trabalhador em vantagem salarial cada vez maior a cada etapa concluída.
Segundo uma pesquisa realizada por Sergio Firpo, professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), principalmente durante a crise, a diferença salarial entre pessoas com graus de escolaridade diferentes cresceu muito.
O estudo aponta que uma pessoa que possui o ensino fundamental completo, tem uma média salarial de R$ 1.339, um aumento de mais de 100% em relação a quem não completou esta fase escolar.
Veja o gráfico com os dados da pesquisa e a proporção de aumento com relação à escolaridade:

Percentual de aumento do salário relacionado ao nível de escolaridade (Por Samantha Caroline/OCP News)
A necessidade de trabalhar para sustentar a família é um dos principais motivos alegados pelas pessoas que ainda não completaram os estudos.
Para atender a esta demanda, a Cooepe, em Jarágua do Sul, oferece supletivos para quem deseja realizar o sonho de completar os estudos, mas não tem tempo para frequentar supletivos tradicionais.
A escola oferece a modalidade à distância, de forma que os alunos conseguem estudar sem prejudicar a vida profissional. O método da escola se baseia na criação de um ambiente de confiança onde os alunos estudam em casa e fazem as avaliações na escola.
Matrículas
Para fazer sua matrícula é necessário comparecer a uma unidade da Cooepe com os seguintes documentos:
- Histórico escolar (original e cópia);
- RG (original e cópia);
- Foto 3×4 recente;
- Comprovante de residência.
Atenção: A exigência legal para cursar é de 15 anos pra o ensino fundamental e 18 anos pra o ensino médio.
Em Jaraguá do Sul, a Cooepe fica na rua Gov. Jorge Lacerda, 444, no Centro. Para saber mais sobre os serviços da Cooepe acesse a pagina no Facebook ou o site da instituição. Entre em contato através do telefone: (47) 3273 0035 ou pelo WhatsApp 9 9159-6549.