Colégio Conexão torna alunos os protagonistas de seus objetivos ao desenvolver competências e habilidades

Foto: Divulgação/Conexão

Por: Maria Luiza Venturelli

17/10/2023 - 14:10

O Curso e Colégio Conexão a cada dia reinventa e transforma suas ações em realidade e assim desenvolve competências e habilidades nos alunos, tornando-os protagonistas de seus objetivos. Assim, em 2024, o Conexão vai revolucionar nas estratégias, projetos e programas de ensino, aprimorar, melhorar, desenvolver e potencializar os alunos.

Todos sabemos que cada aluno é único. Muitas vezes, dentro de suas casas, temos entre os irmãos estilos diferentes, com valores e ações distintas, com conflitos e indisposições. Esta situação se repete no processo de aprendizagem. Como auxiliar alunos e pais nestes entendimentos?

Nas escolas, os alunos são organizados em turmas, conforme sua faixa etária e série/ ano. Porém, todos se desenvolvem de modo individual, com vários estímulos e perspectivas para prosseguir. Em muitas instituições de ensino, os alunos são ensinados de maneira regular, um professor e as mesmas abordagens e estímulos. Mas se cada um aprende de forma diferente, como garantir a cada desafio que possam potencializar e desenvolvê-los no ambiente escolar? Sendo assim, somos inovação e transformação.

Proposta dentro da Inovação para o Século XXI, totalmente reformulada nas leis atuais educacionais e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pensando em formar nossos alunos e professores “Protagonistas e Autônomos de seu Futuro”.

Foto: Divulgação/Conexão

O Conexão oferece:

Berçário e Educação infantil

A prática pedagógica do Colégio Conexão com os estudantes do Berçário e da Educação Infantil é de torná-los protagonistas de suas ações, respeitando o tempo de cada criança, a infância e o brincar. Estabelecendo um diálogo constante entre família e escola para estimular um completo desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico, tendo no seu dia a dia o incentivo para o desenvolvimento do espírito criativo e investigativo, criando um mundo de desafios, exploração, descobertas, conhecer a si mesmos e o outro, bem como o mundo.

Ao mesmo tempo, incentiva o esporte, a cultura e a formação de valores, projetando nos estudantes um sujeito ativo, competente, crítico autônomo, ético e com muitas peculiaridades, devendo estar no centro do planejamento e das situações mediadoras de aprendizagem e desenvolvimento.

Fundamental I

Do 1º ao 5º ano, o processo de ensino conduz o aluno à continuação do aprendizado conquistado na educação infantil, estimulando-o, por meio de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons, no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e afetivas.

Além disso, o processo de aprendizado vai gradativamente evoluindo, preparando-o para as fases seguintes da educação básica.

Fundamental II

Do 6.º ao 9.º ano, o Fundamental II oferece ao aluno desafios mais complexos, que lhe permitem retomar os aprendizados do Fundamental I e também aprofundar e ampliar seus conhecimentos. As diferentes disciplinas contribuem para o desenvolvimento da sua independência, senso de responsabilidade e organização.

É também no Fundamental II que o aluno adquire maior autonomia nos estudos, proporcionando-lhe condições para a utilização de várias ferramentas e acesso a diferentes fontes de informação.

Sendo essa uma fase de transição da infância para a adolescência, um período de grandes transformações, é fundamental o acompanhamento e a utilização de uma metodologia e linguagem direcionadas a esse público, promovendo, assim, um aprendizado mais assertivo.

Ao concluir o Fundamental II, o aluno do Conexão estará devidamente preparado para ingressar no Ensino Médio com tranquilidade.

Ensino Médio

Última etapa da educação básica brasileira, é no Ensino Médio, que o adolescente já possui mais independência e está apto a tomar suas próprias decisões. Além disso, a adolescência, nessa fase, envolve questões não apenas relacionadas aos estudos, mas também à personalidade e aos rumos que o jovem quer tomar.

O Ensino Médio do CONEXÃO aprimora os conhecimentos obtidos pelo aluno no ensino fundamental, além de prepará-lo para o mercado de trabalho e para a próxima fase da formação profissional: o ensino superior.

Os Itinerários Formativos oferecidos pelo Curso e Colégio Conexão garante ao estudante ser protagonista do próprio processo de escolarização e se tornar o profissional do futuro, aquele que é preparado não só para usar suas competências técnicas, mas, principalmente, sua inteligência emocional, desenvolvida no melhor Projeto de Vida que oferecemos.

Afinal, como ser protagonista sem conhecer a si mesmo e as próprias habilidades? Ensinamos o funcionamento da mente, e esse será o diferencial dos jovens que passarem pelo Ensino Médio com os Itinerários. Para as novas tendências educacionais e o nosso NOVO ENSINO MÉDIO, teremos além da equipe de coordenação, gestão e orientação pedagógica, aprendizagens inovadoras as quais acompanhará as individualidades de cada aluno em seu processo de desenvolvimento, analisando periodicamente o seu desempenho em cada área de conhecimento.

O orientador irá traçar roteiros de reforço, aprofundamento de acordo com as metas estabelecidas, respeitando o perfil de aprendizagem e o ritmo de cada aluno, utilizando plataformas de aprendizagem que forneçam os dados para análise, conteúdos e desafios a serem superados. Os itinerários formativos representam a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio.

Foto: Divulgação/Conexão

Pré-vestibular

Uma boa preparação é fundamental para que o candidato possa enfrentar uma prova com tranquilidade, alcançar excelentes resultados e ser aprovado no vestibular.

Aqui no CONEXÃO oferecemos um curso preparatório pré-vestibular voltado para os exames vestibulares das melhores universidades da Região Sul do Brasil, com professores altamente capacitados e aulas dinâmicas que fazem o aluno absorver e internalizar naturalmente os conteúdos estudados.

As aprovações e os resultados alcançados pelos nossos ex-alunos comprovam a eficácia do nosso pré-vestibular. Você quer conquistar a tão almejada vaga na universidade, no curso dos seus sonhos?

Estrutura Conexão Jaraguá do Sul

A sede do Colégio Conexão dispõe de amplo espaço físico e estacionamento próprio. Contamos com amplas salas de aula, sala de estudos, cantina, áreas de convivência, área esportiva, armários individuais, laboratório maker, sala de vivência trilíngue, laboratório de naturezas, sala de música, sala de lutas, sala podcast, sala socioemocional e de leitura, horta e área verde, parque, brinquedoteca, sala de práticas coletivas, e, sala integração.

Nossos espaços foram todos cuidadosamente pensados e projetados para oferecer o melhor em termos de conforto, inclusão e recursos tecnológicos, em um ambiente onde o aluno se sinta à vontade e motivado a aprender, conviver e interagir.

Escola da inteligência

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. A metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, a redução da indisciplina, o aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

A Escola da Inteligência enxergou a necessidade de ensinar inteligência emocional desde a infância e foi pioneira no desenvolvimento de um programa completo que, há mais de uma década, trabalha as habilidades e as competências socioemocionais pelas escolas particulares de todo o Brasil.

A importância desse trabalho nunca foi tão evidente como agora, quando ONU, Fórum Econômico Mundial e MEC apontam como necessário esse complemento ao ensino cognitivo. O programa é fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, resultado de 30 anos de estudos e pesquisas do Dr. Augusto Cury, que analisa o funcionamento da mente e a formação de pensadores.

O trabalho desenvolvido pela Escola da inteligência contempla todas as etapas da Educação Básica e atende a expectativa das famílias dos alunos, que atualmente valorizam mais a presença da educação socioemocional do que a escolha dos materiais didáticos nas escolas.

Língua inglesa

O Be – Bilingual Education, é um Currículo de Educação Bilíngue que visa formar estudantes com repertório acadêmico amplo, fluentes e proficientes em duas línguas. O Currículo Be proporciona que o estudante transite no meio social e acadêmico, com um maior repertório de mundo e novas maneiras de pensar. A nossa missão é implantar o nosso Currículo nas escolas de todo o Brasil. Conte com o Be para realizar este sonho!

Único currísculo bilíngue no Brasil a oferecer material didático da National Geographic Learning, uma renomada editora internacional

Para promover um ensino ainda mais rico, estabelecemos uma parceria com a editora internacional National Geographic Learning, reconhecida mundialmente pela produção de materiais didáticos. As escolas que aderem ao projeto Be têm acesso a toda a coleção da National Geographic Learning. Os livros contextualizam a exploração e o aprendizado científico com a língua inglesa, de forma natural e divertida. Assim, a cada módulo, o aluno é exposto a questões de relevância global e tem a chance de aprender através de suas próprias experiências.

Science box – National Geographic Learning

  • Conteúdo modular (Life Science, Earth Science e Physical Science) para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que envolve o estudante em uma série de descobertas compartilhadas.
  • Estimula a criança a desenvolver suas habilidades cognitivas e linguísticas
  • Promove o aprendizado através da investigação científica.

Foto: Divulgação/Conexão

Língua espanhola

Buscamos proporcionar conhecimentos, vivências e oportunidades ao aluno, para que este desenvolva sua capacidade de discernir e agir no mundo atual e globalizado. É neste contexto que o idioma espanhol ganha ênfase cada vez maior, já que conferirá ao aluno o domínio de um instrumento de diálogo visando ao bem comum.

Voltado para a comunicação e atividades práticas de intercâmbio cultural, este idioma certamente contribuirá para que o aluno construa um lugar melhor para si e o próximo, estimulando o respeito mútuo e promovendo o intercâmbio do conhecimento de forma solidária e ética.

Ao iniciar seus estudos na língua espanhola no 1.º Ano, o aluno alcançará, no final da 2ª série do Ensino Médio, o nível B1 (conforme a classificação do Quadro Comum de Referência Europeu). Por sua vez, ao longo desse período escolar, o departamento de espanhol proporcionará aos seus alunos formação no exterior, diversas atividades pedagógico-culturais.

Conexão Maker

Sabemos que a Base Curricular para Cultura de Inovação é a fundamentação teórica para conectar a cultura de inovação ao currículo escolar de forma prática, buscando sintetizar as habilidades ao aluno para desenvolver e resolver problemas reais encontrados no seu dia a dia. Sendo assim, uma estruturação de currículo Maker, Robótica, Tecnologia e Inovação agregados a diferentes objetivos de aprendizagem relacionados a aspectos cognitivos, emocionais e psicomotores. Fazem a necessidade de uma nova inovação para a Intenção Criativa, o Pensamento Complexo, a Construção Colaborativa e a Curiosidade Artístico-Científica.

Contraturno

A nossa proposta para o contraturno permite aos alunos vivenciar aprendizagens significativas e essenciais para a formação e desenvolvimento, através de um currículo que vise a inovação e a transformação, além de ampliar conhecimentos, estender as propostas do ensino regular como a realização de tarefas/ atividades, refeições, atividades lúdicas de integração, oficinas artísticas, culturais e esportivas. Incluindo os seguintes horários:

  • Arte Criativa;
  • Escrita Criativa;
  • Agroecologia e Horta;
  • Musicalização;
  • Alimentação Saudável;
  • Meio Ambiente;
  • Teatro e Expressão;
  • Dança;
  • Maker;
  • Karatê;
  • Jiu-jitsu;
  • Esportes;
  • Apoio Pedagógico;
  • Atividades e Tarefas.

Foto: Divulgação/Conexão

Onde encontrar:

 

Notícias no celular

Whatsapp