Clínica Schweitzer: Há 38 anos, referência em cuidados veterinários

Foto: Ulrike Mai/Pixabay

Por: Elissandro Sutil

14/09/2015 - 11:09

 

O veterinário Valdemar Schweitzer comemora, neste dia 15 de setembro, 38 anos de atividades da Clínica Schweitzer, a primeira voltada a animais domésticos (pets) em Jaraguá do Sul.

Localizada na rua Adélia Fischer (em frente ao Restaurante Marisol), a clínica tem um histórico de excelência no atendimento, garantia de sua presença no mercado até os dias de hoje.

Foto: divulgação

PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

A Clínica conta com quatro veterinários que atendem integralmente no espaço. Conta com profissional especialista em patologias de felinos.

Profissionais parceiros da clínica prestam atendimento nas seguintes especialidades:

Ortopedia

Radiologia

Oncologia

Radiologia

Ultrassom

Cardiologia

Endoscopia

No caso de pets não convencionais, como os silvestres, a clínica envia para outras clínicas parceiras.

ESTÉTICA E PATOLOGIAS DA PELE

Além do atendimento veterinário, a Clínica Schweitzer dispõe de um espaço voltado para estética e cuidados com os pets.

Além de oferecer os serviços de banho e tosa, presta um atendimento diferenciado nas afecções de pele dos animais, com cuidados e produtos especiais.

Na loja que funciona no mesmo imóvel da clínica, dispõe de rações específicas e produtos, como xampus, para animais com sensibilidade na pele e outras patologias dermatológicas.

HOMEOPATIA

Outro serviço oferecido pela Clínica Schwitzer é a formulação e administração de remédios homeopáticos. A homeopatia estimula o organismo do animal a reagir contra a patologia. Atua tanto em patologias físicas quanto em comportamentos não convencionais da espécie.

PET SHOP

No mesmo andar onde funciona a estética e cuidados funciona a Pet Shop, com todos os produtos que trazem alegria, diversão e nutrição para os queridos animais domésticos.

De grandes animais à popularização do atendimento pet

Quem está chegando agora no mundo não imagina, mas há algumas décadas, o veterinário era um profissional associado a bois, cavalos, porcos, etc., animais de fazendas. O campo para os profissionais estava restrito a esse atendimento.

Os animais domésticos não gozavam dos mesmos cuidados que hoje observamos. “Hoje, o dono faz todo o possível para salvar a vida do seu pet, antigamente a decisão quase sempre passava por sacrificar o animal sempre que tinha uma doença grave”.

Contribuía para isso, também, o fato de os exames, remédios e tratamentos não tivessem a evolução que apresentam atualmente.

Hoje, exames são mais acessíveis, assim como os remédios se tornaram mais práticos e eficientes.

Em Jaraguá do Sul, Valdemar pode ser considerado o pioneiro de uma nova abordagem em relação aos pets. No início, a clínica atendia tanto grandes animais como os animeis domésticos, passando a se dedicar aos pequenos à medida que o serviço foi sendo difundido e a demanda aumentando.

O veterano e respeitado profissional veterinário conta que, ao contrário de hoje, ainda não existiam tantos recursos para tratamento. “Começamos com uma estrutura simples, em 1984, fazendo o que era possível na época”, conta.

Ao longo de anos de atuação, Valdemar atendeu milhares de animais e criou afinidade com muitas famílias. Ele conta que alguns clientes da clínica estão na terceira geração da família. “Eles contam que o avô vinha, o pai vinha e eles também escolheram a Clínica Schweitzer como referência para cuidar de seus pets.

FAMÍLIA UNIDA

Uma das alegrias de Valdemar é contar com o apoio da família na condução das atividades. Uma de suas filhas, Thâmina, integra a equipe de veterinários, outra filha, Mirela, trabalha na administração e a esposa, Fátima, administra a pet shop e os serviços de estética e cuidados.

Ao longo desses 38 anos, a Clínica Schweitzer ajudou a difundir e fortalecer o atendimento veterinário em Jaraguá do Sul. Segundo Valdemar, muitos profissionais que hoje têm seus empreendimentos na cidade passaram pela clínica como estagiários.

A DOR DA DESPEDIDA

Na atuação, nem tudo são flores. O médico veterinário acaba criando afinidade com os animais que visitam a clínica com frequência. No caso de uma doença terminal que exija uma decisão drástica, como sacrificar o animal, acaba sendo um momento de bastante sensibilidade para quem já viu aquele pet cheio de energia nos atendimentos realizados anteriormente.

RECOMENDAÇÕES

Valdemar Schweitzer recorda que quando ele começou, não existiam tantos recursos como hoje. Os laboratórios eram poucos e distantes. e os produtos eram mais tóxicos. As vacinas eram caras e os tratamentos tópicos eram, muitas vezes, tóxicos.

Atualmente existem recursos para tratar infestação de pulgas, carrapatos, vermes e as vacinas são acessíveis. “Tomando os cuidados certos, é possível oferecer os devidos cuidados para garantir a saúde e disposição dos animais”, afirma.

Onde encontrar

Rua. Profa. Adélia Fischer, 710

Vila Baependi, Jaraguá do Sul

Telefone: (47) 3275-3268

Instagram: @clinicaschweitzer

Notícias no celular

Whatsapp