Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novas diretrizes globais sobre atividade física e comportamento sedentário. No documento, a entidade reforça a importância do exercício para a saúde principalmente neste momento de pandemia.

A nova recomendação para os adultos é aumentar o tempo de atividade física semanal para 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias – ou fazer 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não tiver contraindicação.

A prática regular da corrida traz benefício para a saúde emocional em geral. Ela pode prevenir um quadro depressivo, de ansiedade, atuando como uma terapia. Durante a prática de exercícios nosso corpo produz endorfina, substância que promove a sensação de bem-estar no organismo. A atividade física mais intensa requer um esforço provocando um desgaste para o nosso organismo liberando este 'analgésico natural' que traz a sensação de bem-estar. Além disso, a corrida ajuda a reduzir os níveis de estresses, melhoram a concentração e o sono.

A corrida também tem se firmado como uma importante forma de tratamento para a insuficiência cardíaca – doença caracterizada pela incapacidade do coração de bombear sangue adequadamente. Manter-se ativo ainda é a melhor alternativa para evitar doenças cardiovasculares e ganhar anos de longevidade com saúde. Além dos benefícios para o corpo, o exercício aumenta a oxigenação do cérebro, ou seja, pessoas ativas tem menos risco de ter Alzheimer do que os sedentários.

Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), você não precisa se exercitar todos os dias. Pode-se se exercitar três vezes por semana, por uma hora, ou 30, 40 minutos de exercício cinco vezes por semana, aí que entra a corrida como uma ótima opção.

Quando você se esforça para manter cada um desses hábitos, está investindo não apenas na sua produtividade, mas também em mais qualidade de vida, bem-estar e felicidade. Perceba que tudo está conectado, afinal de contas, uma pessoa que está saudável e se sente bem consigo mesma, tem relacionamentos mais positivos, disposição para suas atividades cotidianas, o que também tem uma forte influência sobre seu desempenho no trabalho.

Pensando nisso, o Programa Jaraguá Mais Saudável, quer atuar na mudança de comportamento da população, estimulando as pessoas para a adoção de hábitos mais saudáveis e ter mais qualidade de vida. Através de suas dicas e informativos ele orienta e oportuniza por meio de divulgação, as ações existentes no município relacionadas aos seus pilares e promovidas por seus parceiros. O primeiro passo depende de você!

Vale sempre a pena ressaltar que antes de iniciar na prática da corrida ou de qualquer outro esporte é de suma importância fazer um check-up médico, submeter-se a uma avaliação física em uma assessoria esportiva e contratar um profissional de educação física para prescrever seus treinos seja por lazer, qualidade de vida ou performance. Evite o autodidatismo, procure profissionais que possam oferecer exercícios, planilhas e prescrições de acordo com o seu biotipo condicionando seu corpo para o esporte de maneira responsável.

Sendo assim, as mudanças comportamentais podem ser muito efetivas na área de prevenção e controle das doenças associadas à inatividade física, alimentação inadequada e outros hábitos de vida errôneos. Repense seus hábitos alimentares pois eles influenciam diretamente nos indicadores da sua saúde, reflita também o que você faz de atividade física e priorize manter-se mais ativo e ao lado de pessoas que compartilham pensamentos e atitudes saudáveis, pertencendo a um grupo como da corrida por exemplo, ou da caminhada, ou da bike para uma vida melhor!

Texto: Hidalgo dos Anjos SPF Running & Personal Training