Autocuidado: hábitos saudáveis são essenciais para a saúde mental

Por: Elissandro Sutil

28/01/2021 - 07:01 - Atualizada em: 28/01/2021 - 10:54

O mês de janeiro é todo dedicado aos cuidados e a prevenção da saúde mental, o Janeiro Branco. A campanha leva informações sobre a importância dos bons hábitos e do autocuidado em relação a mente.

A psiquiatra Dra. Andrea Galastri afirma que uma mente saudável é primordial para o bem-estar, para que todo o organismo esteja em perfeito funcionamento. Ela dá dicas que ajudam a manter mente e corpo em equilíbrio.

Manutenção de autoestima

Autoestima é a capacidade de apreciar e gostar de si mesmo. Para muitas pessoas é algo totalmente natural. Para outras, é algo bastante difícil de se conseguir. A especialista explica que autoestima não significa orgulho, vaidade ou arrogância. Está mais relacionado a “aceitação”.

Reconhecer e aceitar os próprios pontos fortes, de forma saudável. Reconhecer e aceitar que também tem pontos fracos que fazem parte de você, porém, não definem quem você é. Aceitação não significa comodismo. Se existe algo em nós de que não gostamos, podemos e devemos tentar transformar. Seja na aparência física ou na forma de comportamento. Mas, sem exageros e com gentileza.

“Costumo sugerir para que a pessoa trate a si mesma como se fosse um amigo muito querido. Normalmente somos mais gentis e temos a tendência a julgar menos as pessoas que amamos do que a nós mesmos. Aprenda a gostar de você”, salienta Dra. Andrea.

Resiliência

Resiliência é a capacidade de lidar com problemas e adaptar-se a mudanças. Alguém com alta capacidade de resiliência é capaz de compreender melhor pessoas e situações e com isso se adaptar com menor sofrimento a situações adversas. Como por exemplo o choque cultural de uma nova cidade ou país, a interação com um novo emprego ou uma nova equipe de trabalho, a convivência com uma doença crônica ou uma limitação física adquirida.

A psiquiatra ressalta que “a capacidade de resiliência varia muito de pessoa para pessoa, conforme traços de personalidade, experiências de vida e maturidade. É uma habilidade que pode ser treinada e aprimorada”.

Espiritualidade

Reservar um período para espiritualidade contribui para o equilíbrio das ondas cerebrais e da saúde física e mental. Indivíduos em estado de concentração, como durante meditação ou oração focada, produzem ondas alfa cerebral, relacionadas a tranquilidade.

Para a especialista, desenvolver a espiritualidade não significa obrigatoriamente se ater a uma religião. A religião pode funcionar como um direcionamento e um fluxo de ideias positivas e mensagens de amor e de paz.

“Qualquer indivíduo pode buscar um caminho para interiorização e equilíbrio, com meditação, leitura, observação da natureza e pequenos momentos de retiro ao longo do dia e da semana”, pontua.

Vida social saudável

Comprovadamente desenvolver boas relações sociais e cultivar amizades torna o ser humano mais alegre, seguro e com melhor chance de um envelhecimento saudável. Ela afirma que é importante aceitar as pessoas, aceitar diferenças, procurar afinidades e interesses em comum. “Amizades sempre valem muito a pena!”

Cuidados de saúde física

Ela lembra de ações importantes como fazer exames preventivos, ter hábitos de higiene, manter dentes saudáveis, tomar água, aproveitar o sol no período seguro, usar protetor solar entre 10h e 16h, seguir uma alimentação equilibrada, prestar atenção e tratar as doenças crônicas.

Atividade física

Atividade física regular, de qualquer tipo, equilibra não só o físico, mas também a mente. Mantém o corpo mais saudável, ajuda a equilibrar o colesterol, diabetes, hipertensão, sono, humor, bem-estar geral, contribui para imunidade, resistência física, e até processo de inteligência.

“Por isso, caminhe, nade, jogue, treine, corra, dance, se alongue. Mexa-se de qualquer forma! Divirta-se! E respire. Preste atenção a cuidados de postura e use roupas e calçados adequados, e tome água”, aconselha a especialista.

Sobre a especialista

A psiquiatra Dra. Andréa Cristina Galastri (CRM 10561 e RQE 5122) atende na rua Amazonas, 227, no centro de Jaraguá do Sul. Informações pelo (47) 3371-7284.