Arquitetura: viver no belo, com conforto, na pegada industrial chic e sem luxo!

Por: OCP Life

04/11/2019 - 06:11 - Atualizada em: 30/10/2019 - 13:19

De um tempo para cá estamos observando a procura de um estilo um pouco diferente de Viver, um pouco mais despojado, descontraído, cheio de alegria, mas com muito aconchego e charme.

– Keidy e Rapha, a gente quer um estilo mais novaiorquino… entendem?
– Huuumm, entendemos! (Pensativos, empolgados)

E como adoramos um desafio, vamos lá! Com o passar do tempo e de nossa experiência já somos peritos em saber que nem tudo na vida precisa ser perfeito.

Quando mais buscamos perfeição em obra e decoração mais estresse para clientes, pois todos sabem do grande desafio que é construir ou decorar.

As coisas não precisam ser lisas, claras, e simétricas para serem perfeitas. Há beleza no imperfeito também. Apenas serem bem acabadas e um bom toque de posicionamento na decoração ou na arquitetura já basta para trazer beleza e funcionalidade.

Foto Divulgação/Keidy e Raphael Cavalcanti

Esse estilo que vem sendo procurando baseia-se na ideia de unir os opostos para obter propostas com resultado visual mais atraente. A marcenaria, por sua vez, também está com texturas diferenciadas. Um exemplo é a laca soft, que é pintura laqueada com efeito de camurça (toque mais macio).

Outro exemplo seria a adesão de couro, palhinha e a união da marcenaria com metais, redominantes
em cores escuras. O preto também prevalece nos metais sanitários, como torneiras e acessórios de banheiro e cozinha, e em pendentes na iluminação. A mistura de materiais, como um todo, é uma forte tendência

O que é o estilo industrial? Onde teria surgido?

A proposta norte-americana da década de 1930 acabou impactando o urbanismo de Nova York. Algumas deixaram para trás prédios e galpões abandonados que ameaçaram virar casas para desabrigados e marginais.

Não demorou muito e as pessoas passaram solicitar aos arquitetos que copiassem os modelos desses ousados apartamentos nova-iorquinos. E o que estes imóveis tinham de mais? Ambientes abertos e integrados; grandes panos de janelas; uma iluminação natural abundante; e superfícies estilosas, em materiais aparentes.

Foto Divulgação/Keidy e Raphael Cavalcanti

Por incrível que pareça, com a decoração certa, podiam ser, potencialmente, lares confortáveis.

Esse é o estilo industrial

Se você ainda não conhece o estilo industrial, pode ter uma ideia ruim do que seja. Isso porque muitos ambientes de arquiteturas industriais são frios e sem graça. Mas é possível, sim, voltar uma
moradia com uma boa pegada industrial Chic manipulando elementos para que torne uma residência acolhedora, bonita, convidativa, e muito confortável.

Portanto, diferente do que muitos pensam, a decoração industrial é, sim, bastante agradável. O certo é conseguir cenários harmoniosos, de visual limpo e sóbrio, mas ao mesmo tempo divertidos e repletos de detalhes ultra criativos e ousados.

Foto Divulgação/Keidy e Raphael Cavalcanti

Não tem como deixar de admirar e de se surpreender com eles! Enfim, a gente adora qualquer desafio e nos admiramos com os resultados dos trabalhos que fizemos nesse sentido e o mais importante com certeza é ver nossos clientes super, mega felizes, sem luxo!

Dicas para conseguir um estilo industrial chic

Invista em revestimentos como placas de ladrilho, madeira, blocos de tijolos, e cimento queimado, todos leves e hamônicos. Se possível, retirar paredes e fazer a integração de ambientes. Usar aberturas metálicas sem pintura.

Foto Divulgação/Keidy e Raphael Cavalcanti

Deixar encanamentos à mostra – principalmente os de cobre, sem excesso Fazer extensões de luz com fios comuns, trilhos e lâmpadas, bem escolhidas. Vale a pena investir em peças novas e antigas – até mesmo com aparência desgastada – para serem usadas num mesmo ambiente.

Toques de cinza, preto e branco, aqui cuidado com a harmonia. Um toque e outro de cor, brilho e movimento nos cenários será essencial. Busque sempre aquecer, nem que seja com um cobertor, tecido! Rsrsr.

Artigo escrito pelos arquitetos Raphael Cavalcanti da Silva e Keidy D. Kaestner Cavalcanti da Silva.

Onde encontrar

Keidy e Raphael Cavalcanti Arquitetura fica na rua André Corsino de Magalhães, 116, no bairro Vila Nova em Jaraguá do Sul. Contato: (47) 9 9119-5130 • 9 9220-1140.

Acompanhe as novidades e o trabalho da equipe através das redes sociais: Facebook e Instagram.