Aplicativos para controlar o ciclo menstrual são confiáveis?

Por: Elissandro Sutil

24/06/2021 - 07:06 - Atualizada em: 24/06/2021 - 11:09

O ciclo menstrual é mais do que apenas a menstruação. Na verdade, a menstruação é somente a primeira fase do ciclo menstrual. Ele é composto de dois ciclos que interagem e se contrapõem – um que acontece nos ovários e outro que acontece no útero. O cérebro, ovários e o útero trabalham juntos e se comunicam através dos hormônios (sinais químicos enviados através do sangue de uma parte do corpo para outra) para manter o ciclo acontecendo.

De acordo com a ginecologista e obstetra, Dra. Thaís Lebtag, um ciclo menstrual começa com o primeiro dia da menstruação e acaba com o começo da próxima. “Um ciclo menstrual completo dura entre 28 a 32 dias, mas a duração pode variar de ciclo para ciclo, e também pode mudar ao longo dos anos”, explica a ginecologista.

Controle do ciclo é importante

Ela pontua que é importante fazer o controle do ciclo não para apenas evitar ou planejar uma gestação, como também tomar conhecimento das oscilações do organismo feminino em decorrência dos hormônios, ou seja, se conhecer melhor. “Quando não há periodicidade dos ciclos, atraso menstrual, ciclos acima de 35 dias, ausência de sinais de ovulação, é interessante que essa paciente busque ajuda do seu ginecologista para averiguar possíveis patologias hormonais relacionadas”, alerta.

Aplicativos para controlar o ciclo: usar ou não?

Segundo a especialista, hoje os aplicativos de monitoramento menstrual, ou menstruapps, representam uma variação dentre as técnicas que sempre estiveram presentes para registrar as variações do “ciclo menstrual”, como anotações em agendas, calendários, observação das fases da lua, entre outras.

De implicações radicalmente importantes, esses aplicativos oferecem ferramentas para registrar informações a respeito do ciclo menstrual, como bloco de notas, emoticons que representam uma enorme variedade de humores e sintomas (físicos, emocionais, sociais e sexuais), gráficos da variação de peso e da temperatura basal, notificações sobre as próximas menstruações e/ou período fértil.

“Mesmo que o seu ciclo menstrual seja regulado, controlar as datas da menstruação é algo importantíssimo! Isso te dá autonomia, confiança, poder e, é claro, te ajuda nas consultas ginecológicas”, destaca Dra. Thaís.

Os apps para controle do ciclo menstrual que dependem das informações fornecidas mensalmente por suas usuárias para calcular o período fértil e oferecer informações específicas sobre o ciclo de cada uma, não apresentam 100% de precisão. Afinal, estamos falando do corpo humano, né? Ele também não substitui o conhecimento de cada mulher sobre seu ciclo e as idas regulares ao ginecologista.

“As informações sobre ciclo menstrual e gravidez produzidas por mulheres e seus aplicativos compõem um arranjo múltiplo e complexo de informações preciosas a respeito de como corpos femininos funcionam, e como corpos humanos são gerados”, finaliza a médica.

Sobre a especialista

A Dra. Thaís Straliotto Lebtag (CRM/SC 14849 e RQE 12.383) atende no Hospital e Maternidade Jaraguá, na rua dos Motoristas, 120. E também na Policlínica Rio Branco, na rua Barão do Rio Branco, 207, 1º andar, sala 05. Contato pelo telefone (47) 3275-1063.