Que o Brasil possui um dos mais complexos sistemas de tributação do mundo, não é segredo. A imensa variedade de tributos (impostos, taxas e contribuições), muitas vezes, pode inviabilizar negócios para as empresas, principalmente para as que não possuem um planejamento tributário adequado.
No atual mercado competitivo e recessivo no Brasil, e com reflexos em Jaraguá do Sul, a análise tributária assume um papel estratégico na “vida” de uma empresa que busca se manter firme na região. Com uma análise aprofundada é possível, de uma forma legal, reduzir o impacto tributário sobre operações ou produtos, baixando os custos.
Caso não seja escolhido o melhor Regime Tributário a cada ano, as empresas acabam recolhendo valores indevidos, sem possibilidade de recuperação futura. Fazer esta análise a cada ano é muito importante, pois a cada exercício fiscal o cenário empresarial muda, influenciando nos tributos.
O ano está chegando ao fim e, em Jaraguá do Sul, as empresas já devem começar a se programar para 2020. Para isso é preciso de profissionais que entendem do assunto, e sejam confiáveis. Um bom contador poderá ajudar a empresa a pagar os impostos e contribuições da forma mais justa, garantindo maior lucratividade.
De acordo com os contadores da Gumz Contabilidade, um bom planejamento pode muitas vezes ser o fator determinante de sucesso ou fracasso do negócio.
“O estudo deverá ser aprofundado, pensando exclusivamente no ano seguinte. Quando a empresa opta por estar em uma forma de tributação, deverá permanecer na opção escolhida o ano inteiro. Caso faça uma escolha incorreta poderá ter significativos desembolsos de caixa com os impostos que não precisaria, impactando na saúde financeira”, explicam.
Como funciona o processo de análise tributária?
Nesse estudo, deve-se primeiro identificar a realidade da empresa, como por exemplo: tipo de atividade do negócio, quais produtos ou serviços comercializa, quanto gasta com a folha de salários e pró labore, qual o faturamento, as vendas ocorrem para quais Estados, se exporta, entre outros.
Após identificadas essas características, o especialista na área realiza o estudo para identificar a melhor alternativa para a empresa e apresenta um relatório com as melhores opções.
No Brasil, hoje, há quatro regimes: Microempreendedor Individual (MEI), Simples Nacional (pagamento de impostos de forma simplificada), Lucro Presumido (qualquer empresa, exceto as obrigadas por outros regimes) e Lucro Real (obrigatória para empresas do setor financeiro).
Dependendo do porte da empresa e um bom especialista, um trabalho deste deve durar em torno de umas 6 horas de análise, estudo e geração de relatórios.
A Gumz Contabilidade conta com profissionais experientes na área da contabilidade. Entre em contato e solicite o serviço de análise tributária para a sua empresa: (47) 3270-2700.
Rua Carlos Haferman, 21, no Centro de Jaraguá do Sul. Acesse o site oficial e acompanhe as redes sociais para ficar por dentro das mudanças e novidades: Facebook e Instagram.