Alunos do Conexão de Jaraguá do Sul são destaque em redação do ENEM

Foto: Agência Brasil

Por: Maria Luiza Venturelli

27/04/2023 - 13:04

Uma das avaliações que mais causa preocupação nos estudantes que vão fazer a prova do ENEM é a redação. De acordo com as regras do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a prova de redação constitui a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo.

Para o estudante realizar uma boa prova, é necessário treinar muito, estudar temas da atualidade, conferir os temas anteriores e acompanhar os conteúdos.

Foto: Pixabay

O OCP News convidou o Gestor Educacional do Colégio Conexão de Jaraguá do Sul, Juliano Munhoz, para uma conversa sobre a redação do ENEM. O objetivo é entender como a instituição prepara os alunos para a prova, tendo em vista que excelentes resultados são alcançados ano após ano. Veja a entrevista:

OCP News: Muitos alunos do Conexão tiveram notas excelentes, acima de 900, na redação. Qual o segredo disso?

Juliano Munhoz: É um trabalho bem grandioso, não apenas dos professores de linguagem, mas também de profissionais de outras áreas. A gente tem um processo metodológico um pouco diferente no Colégio Conexão. Além das aulas de redação, em que os alunos trabalham gêneros textuais, correções formais e temas relacionados, nós também temos as aulas de linguagem.

Nestas aulas, os alunos trabalham o processo criativo dos textos, formas de evoluir o pensamento e também as competências necessárias na produção de texto. Nós temos também aulas de interpretação de texto e literatura, em que os alunos desenvolvem formas de escrita com base em autores. Então são trabalhados desde métodos de resenha e resumo, textos narrativos, como conto, crônica e lenda, até chegar realmente na dissertação.

Eu acredito que esse seja um dos melhores mecanismos para eles aprenderem a forma correta de escrita. Além disso, eles escrevem o rascunho, montam o texto, entregam para o professor que faz os apontamentos, e por fim fazem a reescrita daquilo que não está adequado.

Muitas vezes as escolas trabalham apenas baseadas em notas, mas a gente tem que fazer o aluno entender que a nota é um mero resultado daquilo que ele está demonstrando, mas sempre é possível evoluir no processo criativo da escrita.

OCP News: Esse método foi criado pelo Colégio Conexão ou inspirado em técnicas aplicadas por outras instituições?

Juliano Munhoz: Foi criado por nós com muito estudo. Eu sou da área de linguagem, então sempre fazemos reuniões quinzenais com os professores que aplicam essas disciplinas, e com base nisso evoluímos cada vez mais. Iniciamos com o processo da linguagem, e há cerca de dois anos estamos trabalhando também com as outras áreas de conhecimento, com professores de ciências humanas, natureza e exatas. Isso para fazer com que os alunos produzam textos também nestas áreas.

Há duas semanas atrás fizemos um simulado voltado para isso. Eram 20 questões onde os alunos tinham que montar e solucionar problemas matemáticos, mas também contar a história daquele problema. Então essa nova forma atende a estrutura do Novo Ensino Médio e Novo Enem, temas que são muito discutidos atualmente. A gente precisa sempre trabalhar com foco nos alunos, e isso a gente já começa no nono ano do ensino fundamental.

OCP News: É um grande orgulho para Jaraguá do Sul ter vários alunos chegando até a 980 pontos no ENEM. Então acreditamos que seja um orgulho muito grande para o Colégio Conexão também.

Juliano Munhoz: Sim, é um grande orgulho! E o resultado disso é um trabalho conjunto. O mais legal de ter alunos que chegaram a esse resultado é que a maioria deles estavam no ano passado ainda no primeiro ano do ensino médio. Sendo assim, hoje são alunos do segundo ano, pois o resultado dos alunos do terceiro ano já foram divulgados em janeiro. Por enquanto, estão sendo divulgados os resultados da redação, mas as notas das outras áreas também foram muito significativas.

A gente costuma também ver o espelho do resultado do ENEM destes alunos, ver os pontos e melhorias que estão sendo solicitados nos textos, para que isso possa ser trabalhado no decorrer do ano e o próximo resultado seja ainda mais promissor. Costumamos fazer o aluno entender onde surgiu a dificuldade dele e como é possível trabalhar isso. A gente sabe que eles estão em um momento de pressão durante a prova, então precisamos fazê-los entender que esse processo evolutivo da escrita tem relação isso, mas também com todo o processo que o aluno vai reproduzir depois.

OCP News: Para terminar, qual dica você dá para quem quer tirar uma boa nota no ENEM, já pensando principalmente na redação?

Juliano Munhoz: A dica essencial é que o aluno precisa escrever muitas redações para praticar, ou seja, no mínimo, uma por semana. No Colégio Conexão a gente faz com que eles produzam duas ou três por semana, porque é escrevendo, fazendo boas leituras, entendendo mais sobre citações, autores e outras áreas de conhecimento, que o aluno aprende a escrever melhor.

Mais sobre o Conexão de Jaraguá do Sul

A sede do Colégio Conexão dispõe de amplo espaço físico e estacionamento próprio. Contam com amplas salas de aula, sala de estudos, cantina, áreas de convivência, área esportiva; armários individuais; laboratório maker; horta e área verde; parque; brinquedoteca; sala de práticas coletivas e sala integração.

Os espaços foram todos cuidadosamente pensados e projetados para oferecer o melhor em termos de conforto, inclusão e recursos tecnológicos, em um ambiente onde o aluno se sinta à vontade e motivado a aprender, conviver e interagir.

Preocupados com a formação integral dos alunos, o Conexão desenvolve um modelo de Ensino Médio diferenciado, no qual a formação do aluno acontece até o 2º ano e, no 3º ano o foco é a preparação efetiva para os vestibulares e o ENEM.

Quem escolhe o Conexão está seguro e muito mais preparado para ser aprovado nas melhores universidades. Isso porque somos modernos e atualizados nas demandas educacionais existentes, contando com uma equipe de professores comprometida com o aprendizado dos nossos alunos.

Onde encontrar

Rua Hermann Schulz, 270, Vila Lenzi, Jaraguá do Sul.
Telefone: (47) 9 8810-9751
Whatsapp: (47) 9 8810 9751
Site: conexaojaragua.com.br/

Notícias no celular

Whatsapp