Voluntários levam alegria dos palhaços aos hospitais

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/11/2016 - 04:11 - Atualizada em: 22/11/2016 - 07:48

Munidos de jaleco branco, laços e fitas coloridas e o inconfundível nariz vermelho, característica maior dos palhaços, o grupo Doutores Sementinhas invade hospitais para modificar a rotina. É levando amor, alegria e palavras de conforto para quem passa por um momento difícil que eles transformam a energia do ambiente.

O grupo nasceu há cerca de oito anos dentro da Igreja Assembleia de Deus, porém, hoje faz um trabalho independente e aberto para toda a comunidade, com visitas, geralmente, aos domingos. Na última semana, a equipe, até então formada por 24 voluntários, ganhou o incremento de mais 33 participantes.

Doutores Sementinha (1)

Segundo a voluntária Jennifer Modes, a maior parte dos atendimentos feitos são com crianças e adolescentes. “Por isso utilizamos em nossas intervenções a figura do médico palhaço, procurando transformar o ambiente de forma divertida e positiva, com brincadeiras, músicas, bolhas de sabão, histórias bíblicas ou que contenham alguma moral”, explica.

Através desse trabalho voluntário, diz ela, o grupo acredita estar fazendo um bem para a sociedade. Jennifer completa dizendo que a maior recompensa do trabalho são as reações dos pacientes. “É o sorriso no rosto de uma criança, e as lágrimas que escorrem dos olhos dos pais enquanto veem seu filho sorrir e brincar, mesmo estando nas situações que se encontram. Acordamos todos os domingos com a intenção de levar algo bom para nosso público, mas no fim quem recebe somos nós”, finaliza.

Doutores Sementinha (2)

Todas as novidades sobre o grupo, incluindo relato das visitas que fazem, pode ser acompanhado pela fanpage no Facebook.

Workshop gratuito de palhaçaria

A vontade de espalhar o universo da palhaçaria pela região despertou em Jennifer a ideia de fazer um projeto para contribuir para a formação e especialização do grupo Doutores Sementinhas. Com isso, nasceu a “Formação em Palhaçaria”, um projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura que oferta três oficinas gratuitas para toda a comunidade de Jaraguá do Sul. “O workshop é para pessoas que têm interesse em conhecer o universo da palhaçaria, de por o seu palhaço para fora e também para quem tem interesse em se profissionalizar”, explica.

Para Jennifer, os cursos proporcionam novas descobertas. “Todos que participarem vão sair de lá transformados e com fome de mais. O universo do palhaço, apesar de lúdico e mágico, é muito pé no chão e realista, ele nos faz pensar sobre as nossas vidas e refletir, assim sempre buscando melhorar”, finaliza.

programacao