O CVV (Centro de Valorização da Vida) promoverá, no próximo sábado, 3 de agosto, curso para formação de novos voluntários. Interessados devem comparecer no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, das 9h às 12 horas.

Por meio do telefone 188, o CVV oferece apoio emocional e realiza um importante trabalho na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo.

 

 

O atendimento também é feito via e-mail, chat, carta e também pessoalmente.

“Quando iniciei eu queria ajudar alguém, mas eu falo com muita segurança e gratidão, que eu fui muito mais ajudado em trabalhar no CVV. Então, recomendo que quem tiver oportunidade de participar do curso para voluntários, faça, porque é incrível”, destaca Sandro, voluntário há um ano.

O posto CVV de Jaraguá do Sul é mantido pelo Grupo de Apoio à Vida – Gavi, e já completou 14 anos de atividades ininterruptas. Conta com a dedicação de 30 voluntários, oferecendo também atendimento pessoal.

14.820 atendimentos em 2018

Foto Divulgação/CVV

A importância do serviço de apoio emocional prestado pelo CVV Jaraguá do Sul pode ser melhor compreendida pelos números de 2018, quando foram realizados 14.820 atendimentos. O CVV atende pelo telefone 188 (ligação sem custo) 24 horas por dia, 365 dias do ano.

Para ser voluntário, é preciso ter mais de 18 anos e estar disposto a escutar quem precisa conversar.

“Me sinto muito útil e tenho aprendido muito sobre a forma de tratar as pessoas com depressão, ou que estão passando por momentos difíceis. Todo o treinamento que a gente tem voltado a essas pessoas é válido no próprio trabalho do CVV e na vida pessoal, com nossos familiares”, destaca outra voluntária.

Ouvir sem julgar

O trabalho desenvolvido pelos voluntários é de extrema importância quando se fala em suicídio e depressão. O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso.

Trata-se de um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes e esse é um dos maiores esforços do CVV.

“Sempre tive desejo de ajudar, sentia necessidade de fazer algo por alguém. Foi quando recebi no whats um convite para participar do curso. No CVV, sinto que encontrei uma maneira de levar amor a quem precisa", declara uma voluntária que atua há dois meses.

 

“Aposentado, percebi a necessidade de me sentir útil fazendo alguma coisa em prol do semelhante. Recebi convite de um amigo voluntário e aceitei de imediato. Está sendo muito gratificante poder ajudar, ouvindo e conversando com pessoas desconhecidas sem julgamento, crítica ou aconselhamento”, depôs outro voluntário.

Curso para Formação de Voluntários CVV

  • Início: 03/08/2019 (sábado)
  • Horário: 9h às 12h
  • Requisito: 18 anos
  • Disponibilidade: 4 horas semanais
  • Local: Cejas (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul), rua Octaviano Lombardi, 100 – Bairro Czerniewicz
  • Inscrições: jaraguadosul@cvv.org.br ou Whatsapp (47) 99785 2491

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger