VÍDEO: Biólogo de Jaraguá do Sul mostra saga para capturar gambá nada amigável

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

02/09/2021 - 09:09 - Atualizada em: 02/09/2021 - 09:54

O biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), em Jaraguá do Sul, está acostumado a resgatar animais silvestres e costuma compartilhar resultados felizes das buscas em suas redes sociais.

Porém, nesta terça-feira (31), a história compartilhada por ele foi diferente. Em um vídeo publicado em seu Instagram, o biólogo mostrou a verdadeira saga para conseguir capturar os bichinhos.

De um jeito descontraído, Christian mostra toda a missão para pegar um gambá nem um pouco amigável no fundo de um carro. O vídeo começa com o biólogo jogado na lama, em cima de um saco de lixo, lançando uma pergunta retórica: “Christian, resgate de fauna é legal de trabalhar?”.

O gambá chega a morder o biólogo. Depois disso, corre para se esconder no motor do carro.

“Gambá é ‘de boa’, não morde”, ironiza.

“O gambá foi solto mas não quis ir embora. Ao invés de ir para o mato, entrou embaixo do carro”, comenta.

Trabalho na Fujama

O biólogo atua na Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), que faz o resgate de animais silvestres no município de Jaraguá do Sul.

Antigamente, o resgate desses bichos era feito por um profissional da agricultura e pelos bombeiros da cidade. A partir do ano de 2017, a Fujama passou a ser responsável pela captura e devolução dos animais para seus habitats naturais.

No início de agosto, duas corujas-da-igreja, comuns em galpões e igrejas, foram resgatadas pelas equipes. Em abril, um tamanduá-mirim foi encontrado dentro de uma casa.

Até junho deste ano, a fundação efetuou mais de 300 espécies silvestres da fauna local entre aves, répteis e mamíferos. O aumento supera em 83% os primeiros cinco meses do ano anterior.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp