Vereadores e recicladores jaraguaenses buscam alternativas para a volta do saco verde

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/09/2017 - 14:09 - Atualizada em: 15/09/2017 - 14:56

Os vereadores Arlindo Rincos (PSD), Anderson Kassner (PP) e Ronaldo Magal (PSD) reuniram-se com representantes de cooperativas de recicladores jaraguaenses na manhã desta sexta-feira (15). O encontro foi realizado para discutir alternativas para a volta da distribuição gratuita à população dos sacos verdes de reciclagem no município, já que, segundo informações recebidas pelos parlamentares, o Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) não poderá assumir o financiamento deste material. A hipótese de o Samae administrar essa questão tinha sido levantada em reunião realizada no início de agosto, entre vereadores e recicladores.

Veja também: Recicladores de Jaraguá do Sul propõem a volta do saco verde

Nesta sexta-feira, foram sugeridas outras formas de viabilizar a volta dos sacos verdes como, por exemplo, convênios com o Poder Público por meio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e a Secretaria de Obras, além de parcerias com empresas privadas classificadas como grandes geradoras de resíduos, que também passarão a ser taxados. Os vereadores assumiram o compromisso de dialogar com a Prefeitura na busca por solução para essa demanda.

Rincos afirmou que é preciso que o município ache uma forma de salvar essas cooperativas, pois o trabalho que elas desenvolvem é importante dos pontos de vista ambiental e social, já que são responsáveis pela coleta e seleção de resíduos que serão descartados na natureza e pela geração de empregos na cidade.

Embora a reciclagem seja uma ação individual pela qual cada cidadão deveria se responsabilizar, ainda há muitas pessoas que não despertaram para esta importância, e o uso do saco verde era um estímulo a mais.

Vereadores reuniram-se com representantes de cooperativas de recicladores jaraguaenses na manhã desta sexta-feira (15) para pedir novamente a volta do saco verde, que estimula a reciclagem | Foto Divulgação

*Com informações da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul