Diante dos novos casos de morte por influenza confirmados em Jaraguá do Sul, muitas dúvidas surgiram sobre como se prevenir.

De acordo com a gerente de saúde, Fabiane da Silva Ananias, o Município não tem mais vacinas disponíveis na rede pública. Durante a campanha de imunização, 85% do público-alvo foi vacinado contra a gripe.

 

 

"Neste momento, não temos como indicar outra medida que não seja a etiqueta da tosse. Seguimos as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual", explica Fabiane.

A gerente enfatiza que, por mais que neste ano tenham sido confirmados sete casos e cinco óbitos, em 2018, foram dez casos e quatro mortes por gripe na cidade.

"Teremos casos confirmados todos os anos e, eventualmente, óbitos. Por isso reforçamos a importância da adesão à campanha contra a gripe", destaca.

Quem ainda deseja receber a imunização deve procurar uma clínica privada de saúde.

Já a Secretaria de Saúde reforça a adoção da chamada “etiqueta da tosse” que conta com as seguintes dicas:

  • Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço descartável e lave as mãos com água e sabão assim que possível. Na falta de um lenço, use o antebraço; nunca as mãos;
  • Pacientes com sintomas de gripe devem ficar em casa. Essa medida é muito importante, pois diminui a disseminação do vírus entre as pessoas e a ocorrência de infecções respiratórias;
  • Para quem já estiver doente a recomendação é beber bastante líquido, ter uma alimentação saudável;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres, entre outros utensílios
  • Manter-se distante de locais com aglomeração de pessoas;
  • Procure a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento adequado logo que apresentar os primeiros sintomas que em geral são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas após o início dos sintomas.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger