Vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul começa na próxima segunda

Foto: Arquivo OCP News

Por: Claudio Costa

10/04/2021 - 11:04 - Atualizada em: 10/04/2021 - 11:56

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no dia 12 de abril e vai até 9 de julho.

A supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Kneipp, informa que a campanha ocorrerá simultaneamente à vacinação contra a Covid-19.

Porém, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação dos dois imunizantes no mesmo dia.

“Deverá ter um intervalo de 14 dias entre as doses”, informa a supervisora.

Neste ano, o Programa Nacional de Imunização dividiu a aplicação em três etapas: no primeiro grupo, formado por crianças com idade de seis meses a seis anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filhos, povos indígenas e trabalhadores da saúde, a aplicação da vacina será feita de 12 de abril a 10 de maio.

De 11 de maio até 8 de junho, será a vez dos idosos e dos professores. De 9 de junho a 9 de julho, serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, lembra que os dois imunizantes (contra gripe e contra covid) são importantes.

Quem pertence aos grupos prioritários deve tomar as doses indicadas, respeitando o intervalo entre elas.

Moretti também reforça que a vacinação contra a gripe será feita nos postos de saúde dos bairros e a vacinação covid seguirá na Central de Vacinas montada no Parque Municipal de Eventos.

Em 2020 foram vacinadas 40 mil pessoas contra a gripe em Jaraguá do Sul. Neste ano a Secretaria espera superar esta marca.

Etapas

12 de abril a 10 de maio

  • Crianças entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

11 de maio a 8 de junho

  • Idosos e professores.

9 de junho a 9 de julho

  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Postos de saúde com vacinação

Posto da Reinoldo Rau (Centro);

Posto do Caic/ São Luís;

Posto do Jaraguá 99;

Posto do Rio Cerro II;

Posto da Vila Nova;

Posto da Ilha da Figueira;

Posto do Boa Vista;

Posto do João Pessoa;

Posto da Vila Lalau;

Posto do Santo Antônio;

Posto de Nereu Ramos;

Posto do Rau;

Posto da Vila Lenzi;

Posto do Chico de Paulo;

Posto da Tifa Schubert.