Mais de 43 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde já foram vacinadas na rede pública de Blumenau. O número corresponde a cerca de 40% das 111.031 pessoas elegíveis para a campanha na cidade.

Somente neste sábado (4), ocasião em que todas as unidades de saúde do município estiveram abertas para o Dia “D” de divulgação e mobilização nacional da vacinação, foram aplicadas aproximadamente 11 mil doses. A quantidade revela um expressivo aumento em relação à ação do ano passado, quando 4.273 pessoas receberam a vacina no dia.

A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza prossegue até o dia 31 de maio. A vacina é disponibilizada gratuitamente no SUS para os seguintes públicos: crianças acima de seis meses e menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Primeira morte em Blumenau por gripe A

Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau confirmou a primeira morte por gripe A em 2019 na cidade, ocasionada pelo vírus influenza H1N1. A vítima é uma mulher de 79 anos, que tinha doenças crônicas, estava internada na UTI do Hospital Santa Isabel e faleceu no último domingo (28). Moradora do bairro Garcia, ela não havia se vacinado contra a gripe neste ano.

Quer receber as notícias no WhatsApp?