Blumenau tem primeira morte confirmada por gripe A em 2019

Foto Divulgação/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

30/04/2019 - 11:04

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau confirmou a primeira morte por gripe A neste ano na cidade, ocasionada pelo vírus influenza H1N1. A vítima é uma mulher de 79 anos, que tinha doenças crônicas, estava internada na UTI do Hospital Santa Isabel e faleceu no último domingo (28). A notificação de suspeita de gripe foi feita no dia 15, e o resultado positivo recebido na sexta-feira (26). Moradora do bairro Garcia, a senhora não havia se vacinado contra a gripe em 2019.

Até o momento, Blumenau já notificou 22 casos suspeitos de influenza, dos quais 18 foram descartados. Dois exames ainda aguardam resultado e o outro caso confirmado de H1N1 foi registrado em fevereiro deste ano. Tratava-se de um homem com mais de 60 anos que viajou para o exterior, contraiu o vírus nos Estados Unidos, e se recuperou da gripe.

Em 2018, o município teve 93 casos notificados suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desses, 22 foram confirmados para vírus influenza A (H1N1 e H3N2), e duas mortes ocorreram em decorrência da doença, um adulto e uma criança menor de dois anos.

Cobertura vacinal baixa em Blumenau

Decorridos 20 dias da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, apenas 22.459 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas na rede pública de saúde de Blumenau. O número corresponde a pouco mais de 20% das 111.031 pessoas elegíveis para a campanha.

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal nos grupos de maior risco, todas as unidades de saúde da rede municipal estarão abertas neste sábado (4), das 8h às 17h, para o Dia “D” de divulgação e mobilização nacional da vacinação.

A vacina contra a gripe oferecida no SUS é disponibilizada gratuitamente para os seguintes públicos: crianças acima de seis meses e menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

*Com informações da assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?