Foto Arquivo/OCP News
Foto Arquivo/OCP News

O "Dia D" de vacinação contra o sarampo ocorrerá neste sábado (19) em todo o país. Na ocasião, as unidades de saúde vão ficar abertas das 8h às 17h para a aplicação de doses em crianças entre seis meses e menos de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Desde o início da campanha, no dia 7 de outubro, mais de 14 mil crianças tomaram a vacina no estado. O calendário de vacinação prevê que as crianças tomem a primeira dose da vacina Tríplice viral (protege contra sarampo, caxumba, rubéola) aos 12 meses, e a segunda e última dose, aos 15 meses. Caso a criança não possua o registro de imunização, precisa ser levada até uma unidade de saúde para atualizar a situação vacinal.

 

 

Neste ano, Santa Catarina já registrou 34 casos de sarampo distribuídos pelos municípios de Florianópolis (17), Barra Velha (3), Joinville (2), Palhoça (2), Guaramirim (1), Balneário Camboriú (1), Schroeder (1), Guabiruba (1), São João Batista (1), Imbituba (1) e Concórdia (1), além de três tripulantes de um navio.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC), todos os casos são classificados como importados, ou seja, teriam sido contraídos em outros estados e países.

Quer receber as notícias no WhatsApp?