Alerta aceso em Blumenau! Número de crianças vacinadas contra o sarampo ainda é baixo

Foto Agência Brasil

Por: Giulia Venutti

17/10/2019 - 19:10

A Prefeitura de Blumenau acendeu um alerta aos pais e responsáveis de bebês e crianças que moram na cidade. Nos primeiros dez dias da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, apenas 736 crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) estiveram nas unidades municipais de saúde e receberam a dose da vacina, o que representa apenas 10% da meta determinada.

Com o objetivo de ampliar a possibilidade de que todas sejam vacinadas e fiquem protegidas do sarampo, as salas de vacinação dos sete ambulatórios gerais da cidade estão trabalhando desde a última a semana com horário estendido até as 20h. Além disso, neste sábado (19), 47 salas de vacina estarão abertas das 8h às 17h para realizar a imunização. A intensificação para o público infantil segue até o dia 25 de outubro. É importante que os pais tenham em mãos o documento de identificação e a caderneta de vacinação.

A Vigilância Epidemiológica de Blumenau já recebeu mais de cinco mil doses da vacina e outras quatro mil chegam ainda esta semana. A segunda fase da campanha acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro com a aplicação de doses em adultos entre 20 e 29 anos de idade. Blumenau não registra casos de sarampo desde 1997. Entretanto, é importante lembrar que o vírus pode ser fatal, por isso a importância de se prevenir.

As salas de vacina da cidade podem ser conferidas aqui.

Quer receber as notícias no WhatsApp?