Unidades de saúde de Indaial estendem horário para vacinação contra febre amarela

Foto Divulgação/Prefeitura de Indaial

Por: Felipe Elias

09/07/2019 - 19:07 - Atualizada em: 09/07/2019 - 19:45

A partir desta quarta-feira (10), as unidades de saúde Estrada das Areias, Rio Morto, Carijós e Centro (Heinz Schutz), em Indaial, estenderão o horário para vacinar a população contra a febre amarela. Até o dia 25 de julho, as equipes farão a distribuição de senhas também das 17h às 19h30, de segunda a sexta-feira.

A medida adotada em caráter emergencial busca ampliar a cobertura vacinal contra a doença no município. Na última sexta-feira (5), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou que pelo menos um dos 14 macacos encontrados mortos na cidade, morreu em decorrência do vírus da febre amarela.

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos que vivem principalmente em áreas de mata. A descoberta de animais mortos, especialmente os macacos, indica que o vírus pode estar presente na localidade e que há risco das pessoas também adquiri-lo. Os especialistas reiteram que os primatas não transmitem febre amarela e, assim como os seres humanos, são vítimas da doença.

Podem ser vacinadas pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Idosos e pacientes com doenças autoimunes devem ter autorização médica. É necessário apresentar carteirinha de vacinação, cartão do SUS e documento oficial.

Visitas domiciliares

No último fim de semana, agentes de saúde da Prefeitura de Indaial fizeram uma força-tarefa para imunizar moradores dos bairros Sol e Estados, regiões onde a maior parte dos macacos mortos foram encontrados. Na ocasião, 70 pessoas receberam a vacina.

As visitas domiciliares ocorreram nas seguintes ruas: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Luís Moser, Bertoldo Trapp, Pioneiros, Bahia, Santa Catarina, Otto Stange, Rondônia, Renato Ferreira de Mello, João Maria de Araújo, Rio Grande do Norte, Baden Powel, Goiás, Mato Grasso do Sul, Flórida, Amazonas, Ricardo Geisser, Ricardo Powel e Maranhão.

Quer receber as notícias no WhatsApp?