Unidades Básicas de Saúde de Jaraguá do Sul tem horário reforçado para deixar hospitais livres

Foto Arquivo/OCP News

Por: Elissandro Sutil

20/03/2020 - 11:03

Com a tendência de aumento na procura pelos serviços de saúde, a Prefeitura de Jaraguá do Sul definiu um esquema de plantão que envolve seis unidades, além do Centro Vida e do Pama Czerniewicz.

O objetivo é reforçar o atendimento básico e deixar os hospitais livres para casos mais graves, otimizando todos os recursos seja físico ou de pessoal.

A partir desta sexta-feira (20), as unidades de saúde dos bairros Ilha da Figueira, Barra do Rio Cerro, Nereu Ramos, João Pessoa, São Luís (Caic) e Amizade passam a funcionar de segunda a sexta, das 7h às 22h, para atendimento clínico e das 7h30 às 16h para atendimento odontológico.

Abrangência de atendimento das Unidades de Saúde

  • UBS Barra – Atendimento a moradores dos bairros Santo Estevão, Rio da Luz, Rio Cerro II, Jaraguá 99 e Jaraguá 84;
  • UBS João Pessoa – Atendimento a moradores dos bairros Lalau, Santa Luzia, Vieira;
  • UBS Nereu Ramos – Atendimento a moradores dos bairros Rau, Ribeirão Cavalo, Estrada Nova, Santo Antônio e Três Rios do Norte;
  • UBS Ilha da Figueira – Atendimento a moradores dos bairros Águas Claras, Boa Vista, Rio Molha e Vila Nova;
  • UBS Caic – Atendimento a moradores dos bairros Ana Paula, Chico de Paulo e Vila Lenzi;
  • UBS Amizade – Atendimento a moradores dos bairros Tifa Schubert e Centro.

Neste sábado e domingo as unidades dos bairros Ilha da Figueira e Czerniewicz estarão abertas para atendimento clínico a pacientes com sinais e sintomas de gripe. O horário de atendimento será das 7h às 13h na unidade da Ilha da Figueira e das 7h às 22h na unidade do Czerniewicz.

O Centro Vida estará aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, atuando como unidade de apoio para atendimento médico em avaliação clínica, renovação de receitas (psicotrópicos, por exemplo).

 

 

Os atendimentos deverão ser contrarreferenciados pelas UBS via contato telefônico. Não devem ser encaminhados casos suspeitos de Covid-19 para a Policlínica se houver médico na UBS. A preferência do atendimento será na UBS para que não haja maior deslocamento do paciente.

A Prefeitura também irá contratar emergencialmente mais médicos e deve chamar enfermeiros e técnicos de enfermagem do último processo seletivo.

Com informações da assessoria de imprensa

 

Foto Studio OCP

 

Quer receber notícias do OCP sobre o coronavírus?

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul