Turistas ganham nova ferramenta digital para conhecer Joinville

Por: Thomas Madrigano

11/11/2021 - 15:11 - Atualizada em: 11/11/2021 - 15:26

A partir de agora, o turista que chegar a Joinville encontrará ferramentas digitais em pontos turísticos para receber informações pelo celular. O projeto disponibiliza um aplicativo, mas também há a possibilidade de fazer a leitura do QR Code nas placas de sinalização.

“O turismo no mundo inteiro é cada vez mais uma experiência que começa no ambiente digital. As pessoas quando vão buscar informações, procurar atrativos, hotelaria sempre vão primeiro no on-line. Ao aderir ao programa, estamos reforçando a presença digital de Joinville e garantindo que cada vez mais o visitante que queira ter esse tipo de experiência encontre um ambiente adequado”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.

 

 

A ferramenta leva o nome de Smart Tour e faz parte do programa “Cidade Empreendedora”, iniciativa do Sebrae e da Prefeitura. Além de interagir com quem visita Joinville, o sistema também gera dados do perfil dos visitantes.

“A iniciativa do Smart Tour é tornar Joinville um destino inteligente, com ferramentas, usando a tecnologia e também tornar essa experiência do turismo mais interativa e divertida. Pelo programa, a gente consegue fazer um banco de dados dos nossos turistas e fornecemos informações do lugar que ele está visitando. Estimulamos a buscar outros locais interessantes para serem visitados em Joinville”, complementou a diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Francine Olsen.

O Smart Tour funciona assim: é possível baixar o aplicativo TagCity no smartphone, habilitar o bluetooth em até 70 metros de determinado atrativo e os beacons estabelecidos irão passar as informações e sugestões.

Há a possibilidade também de fazer a leitura do QR Code nas placas de sinalização instaladas nos pontos turísticos, sem necessidade de uso do aplicativo, utilizando apenas a câmera do celular.

“Quanto mais presença tivermos, mais interatividade, mais informação de fácil acesso vamos poder dispor para esse turista, para que ele fique mais satisfeito com a nossa cidade. Joinville tem muito conteúdo turístico, muitas atrações e a gente precisa que essa informação chegue aos visitantes”, explicou Francine.

Os seguintes pontos estão com a nova ferramenta: pórtico da rua XV de Novembro, Cemitério do Imigrante, rua das Palmeiras, Centreventos Cau Hansen e Parque Porta do Mar. A intenção é estender a tecnologia para outros pontos turísticos.

“Este é um programa que acontece de forma inicial, com cinco atrativos que escolhemos. Essa etapa vai nos dar um feedback quanto a adesão das pessoas. A partir disso, faremos uma avaliação para ampliar o programa com outros atrativos”, finalizou Gassenferth.