Hospital São José de Joinville encerra atendimento exclusivo em uma das UTIs para pacientes com Covid-19

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

10/11/2021 - 17:11 - Atualizada em: 10/11/2021 - 17:48

Nesta quarta-feira (10), o Hospital São José de Joinville encerrou o atendimento exclusivo em uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) reservadas para pacientes com Covid-19.

“Nós conseguimos desmobilizar esta área que era restrita porque acompanhamos os números e tivemos uma redução na procura por atendimento relacionado à Covid-19 nos últimos 14 dias”, contou o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva.

 

 

Ao som da música “Quão Grande és Tu”, interpretada pelo saxofonista Osvaldo Neto, os servidores foram deixando o espaço. Muitos aproveitaram para aplaudir, em um gesto de superação pelos desafios enfrentados enquanto buscavam a cura para pacientes que estiveram no local.

Emocionada, a enfermeira Bianca Aparecida Oliveira do Prado Torres Corrêa relembra os medos e insegurança gerados pelo vírus.

“Todo profissional de saúde, no início da pandemia, provavelmente sentiu como se estivesse sendo recrutado para um exército. A sensação era a de medo. Hoje, temos a vitória de dizer que vencemos mais uma batalha. Continuamos em combate, mas a emoção de saber que estamos no caminho certo, é gratificante”, disse.

O Hospital Municipal São José havia disponibilizado três UTIs específicas para atendimento dos pacientes confirmados ou com suspeita da doença.

Com o fechamento nesta manhã, foram liberadas 18 vagas para atendimento das demandas gerais do hospital, ou seja, as vagas não deixam de existir, mas passam a ser usadas por pessoas com outras enfermidades.

A instituição permanece com duas UTIs em atendimento de pacientes com Covid, totalizando 26 leitos.

“Além de todos os cuidados que as pessoas já estão acostumadas, como usar máscara, evitar aglomerações e higienizar as mãos corretamente, o avanço da vacinação nos mostra que este é um caminho importante para vencermos o vírus. Desde o início da pandemia, nossas equipes reorganizaram fluxos de atendimento, e fizeram esforços significativos para manter o atendimento de qualidade para a população”, reforçou o secretário da Saúde.

Elogios da Organização Pan-Americana da Saúde

Em junho deste ano, após uma visita técnica, os consultores da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde sugeriram que as boas práticas adotadas no Hospital Municipal São José fossem compartilhadas com outras cidades, servindo de exemplo.

Foram citadas a boa articulação, organização dos protocolos e fluxos assistenciais, planejamento estratégico para ampliação da capacidade intra-hospitalar e os fluxos adequados de paramentação e desparamentação dos profissionais da área Covid-19.

Além disso, recentemente, o projeto “A psicologia nas áreas restritas do Hospital São José” foi o vencedor no eixo Assistência à Saúde da 6ª edição do Prêmio Práticas Inovadoras da Saúde de Joinville.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp