O transporte coletivo municipal será retomado a partir da próxima terça-feira (25) em Blumenau. A informação foi divulgada pela Prefeitura nesta sexta-feira (21). O serviço está suspenso desde meados de julho para frear o aumento acelerado de casos de coronavírus na cidade.

A volta dos ônibus, contudo, ocorrerá em formato diferenciado. Inicialmente, as linhas irão operar somente de segunda a sexta-feira, durante três períodos do dia: das 5h30 às 8h30; 11h30 às 14h30; e 16h30 às 19h30. Os horários foram definidos com base na maior demanda de passageiros registrada em junho, quando houve o primeiro retorno do sistema. Aos sábados e domingos, somente funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde.

Para evitar aglomerações, os coletivos terão que circular com 60% da capacidade total. Os usuários, motoristas e cobradores continuam obrigados a utilizar máscaras de proteção. Nos veículos e terminais, haverá álcool em gel 70% para higienização das mãos. Antes da retomada, como medida de segurança, todos os profissionais que atuam no serviço serão submetidos a testagem para detecção da Covid-19.

Proibições que já estavam em vigor anteriormente, como a utilização do transporte coletivo por idosos (acima de 60 anos) e pagamento da tarifa com dinheiro dentro dos ônibus, seguirão valendo.

 

 

Todas as regras de funcionamento do serviço podem ser acessadas aqui. Por enquanto, não há previsão para a volta das linhas intermunicipais.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul