Coronavírus: Prefeitura divulga regras para fornecimento de Cloroquina em Blumenau

Foto Reprodução

Por: Felipe Elias

21/08/2020 - 10:08 - Atualizada em: 21/08/2020 - 10:16

A Prefeitura de Blumenau divulgou as normas para prescrição médica e dispensação de Cloroquina 150mg para o tratamento da Covid-19. Recentemente, o Exército Brasileiro enviou 36 mil compridos para o município.

Seguindo as normas do Ministério da Saúde, o medicamento será entregue apenas mediante decisão médica, e não por uma opção pessoal do paciente. O profissional que receitá-lo deverá respeitar os seguintes requisitos:

  • Identificar o serviço de saúde com nome, CNPJ, endereço e telefone;
  • Nome completo do paciente;
  • Receita deve ser individual, escrita em caligrafia legível, sem rasuras e/ou emendas;
  • Conter a data de sua emissão, identificação (nome completo e número do registro no conselho de classe correspondente, impresso, carimbado ou de próprio punho) e assinatura do prescritor.

Os médicos também devem explicar aos pacientes a forma de utilização do composto durante o tratamento, além de preencherem o Temo de Ciência e Consentimento, em três vias: uma ficará com o próprio profissional, a segunda com o paciente e a terceira com a unidade onde houver a retirada do medicamento.

Procedimento para retirada

A retirada do medicamento poderá ser feita nas farmácias dos sete Ambulatórios Gerais da cidade, mediante a apresentação do receituário médico, documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência do paciente no município de Blumenau.

Durante a dispensação, os profissionais vão orientar os pacientes sobre a forma de uso da Cloroquina. As duas vias da receita apresentadas pelo usuário serão carimbadas para confirmar a entrega do remédio.

Eficácia questionada

Até o momento, pesquisadores enfatizam que não há comprovação científica sobre a eficácia da cloroquina no tratamento contra o coronavírus.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul