Ter uma das menores taxas de criminalidade é um bom motivo para comemorar

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/05/2017 - 18:05

Por William Fritzke

Quem acompanhou reportagem especial sobre segurança no OCP do fim de semana pode conferir que Jaraguá do Sul está com números invejáveis no que se refere à criminalidade. Apesar de não sermos um paraíso na segurança, ainda estamos muito bem se comparados a cidades vizinhas, como Joinville. Temos uma das menores taxas de criminalidade de Santa Catarina e isso se deve a alguns fatores chaves:
* Aqui o ego não fala mais alto e as polícias Civil e Militar trabalham unidas;
* A educação conta muito, bem como o respeito e as tradições;
* Os índices econômicos;
* Nossa sociedade é organizada, os empresários ajudam a polícia e há investimentos e doações que fazem nossos batalhões e delegacias serem os melhores do Estado;
*Temos os melhores cães no canil, em breve a melhor frota de viaturas, unidades especializadas treinadas e profissionais competentes. Essa é a receita mágica do sucesso, união, e incluo aqui o Ministério Público, que na figura do promotor Márcio Cota e dos demais entende e acompanha os procedimentos para avaliar as condutas.
Que orgulho! E que estes números fiquem ainda melhores e tenhamos segurança a ponto de voltar ao tempo que dava para sair de casa e deixar a janela aberta.

 

Leia mais: Jaraguá do Sul volta a registrar uma das menores taxas de homicídios em ranking estadual

 

Os dois lados
Muito se falou de um estudante que durante manifestação em Goiânia foi atingido por uma cacetada desferida por um policial, que o atingiu na cabeça e gerou um trauma de crânio que mandou para a UTI. Escancararam a cara do capitão na TV, nos sites, condenaram o homem que poderia ser crucificado em praça pública, mas esqueceram de um detalhe, mostrar quem era o estudante. Antes de mais nada, quero deixar claro que também achei a reação desproporcional. Agiu errado o capitão, ponto. Mas ninguém mostrou que o jovem estava mascarado junto de um grupo depredando patrimônios públicos e privados. É importante dizer que nem toda história tem vilão e mocinho. Tem umas que têm vilão contra vilão. Pensem nisso!

Cuidado
Em Joinville, moradores do bairro Costa e Silva acordaram assustados por causa de uma explosão na madrugada de sexta passada. O estouro ocorreu por volta das 5h30 em um geminado que fica na esquina das ruas Souza Lobo e Professor Trindade. Na residência, moram o casal Claudia Lima e Marcos Cornelsen Martins e as duas filhas, de oito e um ano. O motivo? Problemas com o botijão de gás! Eu lhes pergunto, quantos que fazem enjambrados, que têm os botijões grudados no fogão, que não verificam o casco, que por causa de cinco ou seis reais compram de um revendedor não tão garantido? Quanto vale sua vida? E a de sua família? Não sei qual o motivo exato da causa da explosão na casa desta família, mas é importante refletir e buscar segurança.