A comunidade do Sul da Ilha contará, a partir desta segunda-feira (10), pela primeira vez, com um quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e com uma unidade de SAMU a sua disposição.

O prédio da corporação construído pela Prefeitura de Florianópolis na Fazenda do Rio Tavares será entregue e inaugurado às 10hs e, até quarta-feira (12), entrará em operação com atendimento à população 24 horas por dia.

Leia mais: MP obtém liminar para garantir permanência de locomotiva em SC

“Pode parecer estranho dizer isso, mas tomara que toda essa estrutura seja minimamente utilizada. Agora, se preciso for, o quartel e seu efetivo estarão em local estratégico para prestar atendimento com maior rapidez para a comunidade da região. Até hoje, por exemplo, as equipes deslocavam da Trindade para atender o Sul da Ilha”, reforça o Prefeito Gean Loureiro.

Na nova unidade do CBMSC foram investidos R$ 961.125.98. Trata-se de edificação de dois andares de área total de 242,42 metros quadrados, levantada sobre terreno doado pela Prefeitura de área total de 1.889,55 metros quadrados. A construção seguiu os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, por abrigar uma unidade do SAMU.

Foto Divulgação/PMF

Conta com vestiários, alojamentos e sanitários masculino e feminino, além de sanitário de uso misto; área e tanques para esterilização de macas e outros equipamentos; almoxarifado; sistema de climatização e de iluminação com sensores de presença; instalação de água quente; garagem com dois portões automatizados tipo basculante com capacidade para dois veículos, sendo um de grande porte (caminhão), e muro de tijolos em volta do terreno.

Ao entrar em operação, o quartel terá dois bombeiros e um caminhão, os quais atenderão, prioritariamente, o Sul da Ilha, a partir do Rio Tavares, em casos de incêndio, busca e salvamento e resgate.

Já a unidade do SAMU vai dispor de dois profissionais de saúde e de uma ambulância.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?