Só na rede pública de ensino jaraguaense, mais de 7,5 mil estudantes devem passar pelo Enem

Foto Eduardo Montecino/OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/10/2017 - 08:10 - Atualizada em: 27/10/2017 - 08:50

Está chegando a hora dos alunos do ensino médio testarem seus conhecimentos para um acesso a instituições de ensino superior. As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Até 2016 as provas aconteciam aos sábados.

Segundo a gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff, as 29 escolas estaduais da microrregião somam 17 mil alunos, e 7,5 mil cursam o ensino médio. A escola Holando Marcellino Gonçalves (Homago) alcançou a melhor média entre escolas ligadas à ADR em 2015. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não apresentou índices de desempenho em 2016.

A diretora da Homago, Gilmara Hanemann Gorges, acredita que os estudantes têm a oportunidade de receber um bom preparo para encarar o Enem. Nossos alunos geralmente vão muito bem”, atesta. Ano passado a escola realizou um simulado aos estudantes do “terceirão” e esse ano foram duas provas. A possibilidade de três simulados em 2018 não está descartada. Dos 468 alunos, 296 são do ensino médio. “Muitos dos nossos ex-alunos foram estudar na UFSC, UFPR, Católica SC e Faculdade Jangada.

Carolina Trindade, 17 anos, se considera dedicada, principalmente em matemática, física e química, mas também aprecia aulas de português. “Tive a melhor nota das duas turmas nos simulados da escola”, conta. Também estuda técnico em informática no Senai e busca ingressar em curso de Sistemas de Informação, na Udesc, Furb, Univille ou Católica. Já Lucas Rech, 17 anos, é bem articulado e defende que é preciso ter força de vontade, empenho e traçar objetivos para uma boa média no Enem. Ele também cursa Programador e Controlador de Produção no IFSC. “Gosto de ler bastante e quero cursar licenciatura em Química. Minha prioridade é a UFSC, por ser federal, melhor e de ensino gratuito”, afirma.

Provas

No primeiro sábado, dia 5, ocorrem as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação, e no dia 12, de Matemática e Ciências da Natureza.

Em Jaraguá do Sul, o exame acontecerá nas escolas estaduais Holando Marcellino Gonçalves (Homago) e Abdon Batista, escola municipal Julius Karsten, Católica SC e Faculdade Anhanguera. Os portões serão abertos das 12h às 13h, e as provas iniciam às 13h30.

LEIA MAIS: IFSC Jaraguá do Sul realiza simulado gratuito para o Enem 2017

O IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) de Jaraguá do Sul promoveu simulado nos dias 2 e 11 de outubro, em que a inscrição foi um quilo de alimento não perecível. Dos 149 inscritos, 125 compareceram.

LEIA TAMBÉM:

Enem: temas de atualidade são tão importantes quanto conteúdo aprendido em aula

Na reta final para o Enem, confira algumas dicas para se preparar para o exame 

Com novas regras, Enem focará mais no acesso ao ensino superior