Sesc de Jaraguá do Sul oferece capacitação que ensina técnicas para manter ambientes organizados

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/09/2017 - 10:09 - Atualizada em: 11/09/2017 - 10:21

Organização é a palavra chave para manter uma casa em ordem, de maneira a encontrar o que é preciso rapidamente, otimizando os espaços disponíveis. Para facilitar a vida de quem tem um ritmo alucinado no dia a dia e não dispõe de tempo, ou tem dificuldade para organizar a “bagunça” adequadamente, o Sesc (Serviço Social do Comércio) de Jaraguá do Sul oferece capacitação nesta segunda-feira (11).

O curso será ministrado por Tatiane Odori Lange, 31 anos, que desde o início do ano passou atuar como personal organizer, uma das novas profissões do século 21, com demanda crescente e que a cada dia conquista mais espaço no mercado.

No curso relâmpago do Sesc, os participantes terão a oportunidade de identificar detalhes relacionados ao ambiente onde residem, incluindo técnicas de dobras de toalhas e roupas. Como usar cabides e guardar roupas adequadamente em um roupeiro, separando por modelo, tipo, cor e estação, estão entre as situações a serem abordadas. Padronizar, conduzindo à harmonia, com uso de cestas e etiquetas para separação de itens também são orientações. Na capacitação, Tatiane promete dar uma pincelada geral sobre as soluções possíveis.

FIM DA BAGUNÇA 

Mas o que uma organizadora profissional pode fazer ao ser contratada? De acordo com Tatiane, a sua função é organizar espaços, tarefas da casa, ou da empresa, possibilitando aumento da praticidade, agilidade, economia, produtividade e bem-estar para quem os utiliza. Abrange serviços específicos para facilitar dia a dia em espaços como o quarto do bebê, lar de recém-casados, pequenos escritórios e até mesmo consultórios.

Nesse minucioso processo de avaliação, a personal organizer aponta o que pode ser descartado e sugere a doação de itens desnecessários, como louças, panelas, eletrodomésticos eletrônicos, brinquedos, materiais escolares, roupas que não são usadas.

Tatiane enfatiza que existe diferença entre arrumar e organizar. “Arrumar é proporcionar um ambiente bonito, esteticamente agradável e impessoal. Agora, a organização é uma solução totalmente individual, porque tem a função de tornar qualquer ambiente funcional, prático, lógico e de acordo com a necessidade do cliente”, esclarece a especialista, que atua com projetos a partir da avaliação personalizada.

NOVO NICHO DE MERCADO 

Formada em Administração de Empresas com habilitação em Marketing, Tatiane Odori Lange conta que está à frente a TOL Organiza desde março, após receber treinamento na área, em Curitiba. A ideia surgiu após a licença-maternidade, quando identificou um nicho de mercado ao adotar a profissão em ascensão, de personal organizer. “Identifiquei uma oportunidade de negócio”, conta. A intenção é trabalhar sem comprometer a qualidade do tempo com a família.

*Reportagem de Sônia Pillon para o Jornal O Correio do Povo