A Prefeitura de Jaraguá do Sul comunicou a suspensão da vacinação contra Covid-19 em grávidas pela vacina AstraZeneca/Fiocruz. A Secretaria de Estado da Saúde também emitiu o mesmo comunicado nesta terça-feira (11).

Veja a nota da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul:

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa ter recebido na manhã desta terça-feira (11), nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, sobre a suspensão da vacinação de gestantes contra a covid-19, pelo imunizante da AstraZeneca/Fiocruz.

De acordo com a Anvisa, a vacinação para este grupo está temporariamente suspensa. A conduta deverá ser seguida pelo Programa Nacional de Imunização, sendo esta orientação, resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país.

O uso “off label” de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.

O município de Jaraguá do Sul aguarda posição da Vigilância Estadual de Imunização para novas condutas referente a vacinação covid do grupo gestantes.